segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 23h18

Obras do Renasce Salgadinho estão com 99% dos serviços concluídos

Urbanização do parque linear e canalização do trecho seguem em ritmo acelerado
Visão aérea do projeto Renasce Salgadinho - Foto: AaronNeves/AscomFMAC

As obras de saneamento e canalização do programa Renasce Salgadinho estão na reta final, com 99% dos serviços realizados. Ao mesmo tempo em que o riacho Salgadinho é recuperado, a etapa de urbanização tem 45% de execução concluída, com a construção de um parque linear de 30.158 m², na Avenida Deputado Humberto Mendes, no bairro do Poço. A canalização da área, num trecho de aproximadamente 1 km, está com 95% de conclusão.

Os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) incluem recuperação das vias próximas à avenida principal. Além da construção de seis travessias e sete decks de contemplação, e áreas de lazer, equipadas com academias, playground e mobiliários urbanos modernos.

Na obra de saneamento, foram construídas cinco estações elevatórias nos riachos Águas Férreas, Sapo, Gulandi, Pau d’Arco e Reginaldo. Restam alguns detalhes da automação das estações elevatórias que irão bombear os efluentes, por meio de tubulação, até a estação de tratamento de esgoto e, depois, ao emissário submarino, na praia do Sobral. O emissário lançará o conteúdo sanitário já tratado no mar, em área distante da costa.

No projeto, foram implantados mais de 7 km de tubos que irão conduzir o esgoto retirado dos riachos. A conexão de toda a tubulação, com a estação de tratamento foi realizada. Atualmente, a concessionária BRK está fazendo a montagem de bomba adequada para que o sistema possa funcionar na estação de tratamento.

As cinco estações elevatórias em funcionamento irão bombear, em tempo seco, aproximadamente 30 mil litros de esgoto, por minuto, para a estação de tratamento da BRK. Isso irá evitar que os efluentes cheguem até as praias de Cruz das Almas e da Avenida.

Canalização

A canalização do Salgadinho, que compreende um trecho de aproximadamente 1 km nas imediações do Ministério Público Estadual, está com 95% de conclusão. Os trabalhos consistiram em escavação e estabilização do leito até a construção do canal, com paredes e piso de peças pré-moldadas de concreto.

O solo do riacho foi reforçado com pedras, nas quais foram sobrepostas as placas de pré-moldados. O processo garante maior segurança e regularização do fundo do canal. No momento, está em andamento a execução das vigas de travamento superiores nas laterais do canal, o que garantirá estabilidade e integridade estrutural da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também