quarta-feira, 22 de outubro de 2025 – 18h51

Tontura em idosos não é doença, mas sintoma relacionado à condição da saúde

Labirintite é apenas uma das possíveis causas
Foto: Divulgação/SantaCasaDeMisericódia

A tontura é uma queixa frequente entre pessoas idosas e pode ter diversas causas. Embora muitas vezes seja associada à labirintite, o problema não é uma doença, e sim um sintoma que pode estar relacionado a diferentes condições de saúde.

Segundo a  fisioterapeuta Laryssa Acioly Loureiro, da Santa Casa de Maceió, a labirintite é apenas uma das possíveis causas. Trata-se de uma inflamação rara do labirinto. “A tontura pode ter origem no labirinto — chamada de tontura vestibular ou periférica —. Mas também pode ser neurológica, metabólica ou até emocional”, detalha Loureiro.

Entre outras causas mais comuns da tontura está a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). A patologia, conhecida como “tontura dos cristais”, é um problema que afeta o ouvido interno, provocando a sensação de que tudo está rodando ao movimentar a cabeça, deitar ou levantar.

O tema foi abordado pela fisioterapeuta durante mais uma edição do Grupo Envelhecimento Ativo, realizada na segunda-feira (20). Além de esclarecer as causas e tipos de tontura, Laryssa reforçou a importância do cuidado e da busca por informações confiáveis.

“A ideia é que os idosos entendam o que está acontecendo com o corpo e saibam quando procurar ajuda. Cuidar da saúde e manter-se informado é fundamental para envelhecer com mais autonomia e qualidade de vida”, destacou.

O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió reúne, sempre às segundas-feiras, pessoas que tenham interesse em viver com qualidade de vida ou preparar-se para a fase da vida após os 60 anos. As orientações tratam de saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.

O projeto conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa e tem a participação de médicos de várias especialidades além de farmacêuticos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, que se revezam em aulas informativas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também