segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 00h18

Porto de Maceió é destaque nacional e recebe 2 selos de compromisso com meio ambiente

Área costeira foi reconhecida por sustentabilidade e redução na emissões de GEE
Representantes do Porto de Maceió, com os dois selos, concedidos pela ABDP - Foto: Reprodução/AscomPortoDeMaceió

O Porto de Maceió foi destaque nacional em sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A área costeira conquistou duas honrarias, concedidas pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). O Selo Impulso Verde 2025 e o Selo Pró-Clima foram entregues, na quarta-feira (8), em evento da entidade, na cidade de São Luís (MA).

O reconhecimento reforça o compromisso da Administração do Porto de Maceió com a economia de baixo carbono e a adoção de práticas operacionais mais sustentáveis. De acordo com o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Aldo Flores, a conquista é resultado de eficiência energética, gestão responsável de recursos e alinhamento às melhores práticas ambientais. 

“Temos trabalhado para que o Porto de Maceió seja cada vez mais sustentável, com medidas que vão desde a gestão adequada de resíduos até o incentivo à inovação e à eficiência energética. Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo para tornar nossas operações mais limpas e resilientes”, destacou Flores.

O Selo Impulso Verde 2025 e o Selo Pró-Clima são concedidos a portos e terminais que demonstram avanços concretos em gestão ambiental e redução das emissões de GEE. As distinções visam fortalecer a agenda de descarbonização do setor portuário brasileiro. 

Vista do Porto de Maceió – Foto: LulaCastelloBranco/NC

“A conquista desses selos é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado em Maceió, mas também um estímulo para que continuemos avançando. Nosso objetivo é consolidar o Porto de Maceió como referência em sustentabilidade no Nordeste”, completou o coordenador. 

O 2º Encontro Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos – 2025, realizado nos dias 8 e 9 de outubro, teve como tema central a descarbonização dos portos brasileiros, com foco na discussão de estratégias e soluções voltadas à redução da emissão de GEEem nível nacional.

Além do Porto de Maceió, mais 15 portos brasileiros foram certificados pela ABDP. No Nordeste, os portos de Suape, em Pernambuco; Itaqui, no Maranhão; e Companhia das Docas do Ceará, no Ceará, foram reconhecidos por suas iniciativas e contemplados com alguma das honrarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também