A tradicional linguiça de Bragança Paulista, no estado de São Paulo, poderá ser comercializada em todo o território nacional. Produzida há décadas, a iguaria tem origem na imigração europeia, que introduziu técnicas de criação de suínos e fabricação artesanal. O município conta com 15 agroindústrias dedicadas à produção do embutido, empregando de cinco a 26 trabalhadores em cada uma delas.
O avanço foi possível após o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ser equiparado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), segundo anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com o selo do Sisbi-POA, a expectativa é que a produção local possa triplicar, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento regional.
Outras empresas locais poderão solicitar o enquadramento desde que atendam às exigências do sistema nacional. Para obter a equiparação, o município ajustou sua legislação e modernizou o serviço de inspeção, garantindo estrutura técnica adequada e número suficiente de médicos-veterinários a fim de atestar uma fiscalização de qualidade.
Para obter o selo, as agroindústrias devem comprovar manejo rigoroso de processos, incluindo monitoramento da água utilizada, controle de temperatura, equipamentos adequados e rotulagem, conforme normas federais. Esses requisitos garantem padrões de qualidade e segurança, equivalentes aos exigidos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
*Com informações do portal Agrolink





























