segunda-feira, 20 de outubro de 2025 – 20h34

Turismo rural brasileiro se consolida como tendência do setor em 2026

Segmento promove desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país
Foto: IDR/Paraná

O turismo no Brasil apresentou desempenho expressivo nos últimos anos. O setor registrou crescimento de 12,6%, com receita superior a US$ 6,6 bilhões e criação de 190 mil empregos formais. Neste impulso econômico, o turismo rural se consolida como uma tendência do ramo em 2026. O segmento promove desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país.

A experiência permite contato com a natureza, incluindo trilhas, passeios a cavalo e vivências na rotina e produção do campo. “O turismo rural é uma ferramenta poderosa para fortalecer comunidades locais, preservar tradições e conectar os viajantes a diferentes culturas e à natureza”, afirmou o sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem, Hugo Reichenbach.

Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul destacam-se como destinos preferenciais do turismo rural, oferecendo vivências tradicionais no campo e imersões em comunidades locais. Outras unidades da federação também oferecem programação rural, entre os atrativos do turismo regional.

A procura por seguro viagem cresce proporcionalmente ao aumento do segmento turístico. “Com a alta no número de visitantes e a crescente profissionalização do setor, o seguro viagem se mostra um elemento essencial para o crescimento do turismo rural brasileiro”,  destacou Reichenbach.

Política pública

Em setembro de 2025, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural. A proposta tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o segmento no Brasil.

A matéria estabelece um plano, que deverá conter diagnósticos, prioridades, metas e instrumentos  para o setor. O programa deverá ser submetido a um fórum nacional de pesquisa e inovação do ramo, a ser constituído posteriormente.

“O turismo rural pode proporcionar diversificação da economia regional e da oferta turística, melhoria das condições de vida das famílias no campo e redução do êxodo rural”, disse o autor do texto original, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

*Com informações do portal Agrolink e da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também