O município de Penedo já está preparado para a 141ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que atrai milhares de pessoas ao Baixo São Francisco, em Alagoas. Desde o dia 3 de janeiro, a cidade realiza manifestações religiosas por toda a região. O ápice da festa ocorre de 9 a 12 de janeiro, com shows de artistas locais e nacionais, numa programação totalmente gratuita. A expressão cultural dos povos ribeirinhos é comemorada anualmente no primeiro mês do ano. A grande procissão, terrestre e fluvial, com andor do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, acontece no último dia do evento, às 14h30. O cortejo sai da Capela de Santa Cruz e segue pelas ruas da cidade em direção ao Porto Rio São Francisco.
O evento atrai milhares de pessoas e movimenta os setores hoteleiro, gastronômico e comercial da região, fortalecendo a economia local. Durante os dias de evento, estão programadas diversas apresentações musicais, além da Exposição de Velas, pintadas pelos artistas plásticos, Joan Barro e Castanha. As obras podem ser vistas de 9 a 12, às 16h, no Porto das Balsas. Os shows acontecem na Arena Sinimbu, a partir das 21h. Já as atrações de cunho religioso ocorrem, desde a quarta-feira (8), na Arena da Fé (Veja as programações completas abaixo).
A prefeitura local também incentiva a contribuição de 1kg de alimento não perecível, que poderá ser doado nos pontos de coleta das duas arenas. Os produtos alimentícios serão encaminhados às instituições de caridade de Penedo. A gestão do Executivo municipal também orienta sobre o que pode e não pode ser levado à Arena Sinimbu. Estão proibidos, por exemplo, caixas, bolsas térmicas e garrafas de vidro, além de líquidos inflamáveis. Estão permitidas, no entanto, 1 litro de bebida alcoólica por pessoa, acondicionada em garrafa pet, canecas e copos térmicos.
Corrida das Canoas
Além da procissão, no domingo (12), será realizada a Corrida de Canoas Bom Jesus 2025, a partir das 11h, com saída na Croa dos Patos, no povoado Ponta Mofina. A competição atrai participantes das cidades ribeirinhas alagoana e sergipana. A corrida irá premiar diferentes tipos de navegações: barco de pescaria de 1 pano ( do 1º ao 5º lugar); barco fino com 1 pano (do 1º ao 5º lugar); barco de 9 a 9,10 metros ( do 1º ao 3º lugar); e barco de 12 metros ( do 1º ao 3º lugar). Os prêmios variam de R$ 400 a R$ 1.200, de acordo com os quatro diferentes tipos de páreos.
Programação Arena Sinimbu:
9/1 – a partir das 21h
Nattan
Pablo
Gui Mauriz
Pagode do DS (com convidados Rudmara Rusivel e Marciel)
10/1 – a partir das 21h
Mary Fernandes
Natazinho Lima
Dudu Moral
Bia Martins (e convidada Rikielly Souza)
11/1 – a partir das 21h
Sorriso Maroto
Seu Desejo
Val Valverde
Alcemir Freitas (com convidados Sabrina Lobo e Marcelo Topadinho)
Programação Arena da Fé:
8/1 – Pastoril Infantil de Santa Luzia, às 20h30
9/1 – Grupo Quebra Coco do povoado Tabuleiro dos Negros, às 17h
9/1 – Retreta da Banda Municipal Penedense, 20h30
10/1 – Grupo Cultural Carimbó da Santa Luzia, 17h
10/1 – Retreta Orquestra Big Band 12 de Abril, 21h
11/1 – Banda de Pífano Santo Antônio, 8h
11/1 – Quarto Encontro da Vanguarda Musical Penedense, 9h
11/1 – Orquestra Frevo Temperado e Tadeu e seus Bonecos, 9h
11/1 – Evangeliza Show com Eliana Ribeiro, 20h
12/1 – Matinal com Banda Sociedade Musical Penedense, 6h
12/1 – Banda de Pífano Santo Antônio, 8h





























