quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 – 02h38

Moradores da Vila Brejal passam noite de domingo (9) com as casas inundadas

Foto: Lula Castello Branco / Agência NC
Moradores da Levada enfrentam inundação em ruas e casas do bairro, devido ao transbordamento da laguna Mundaú Fotos: Lula Castello Branco / Agência NC

Os moradores da Vila Brejal, na Levada, tiveram as casas inundadas devido ao transbordamento da laguna Mundaú. O volume de chuva aumentou em seis milímetros neste fim de semana, em Maceió. Na noite de domingo (9), com as ruas alagadas, a população do bairro precisou transitar com a água em torno de 40 cm de altura acima do nível do solo.

De acordo com informações de Tainara Nascimento, moradora da rua Bela Vista, na Levada, a população da região foi bastante afetada com as chuvas.  “As casas estão inundadas. As pessoas perderam cama, guarda-roupa, geladeira, fogão e botijão de gás. Está um prejuízo terrível aqui”, relatou a moradora.

A Defesa Civil do município passou nos bairros da região lagunar. Os moradores desabrigados e desalojados estão sendo encaminhados aos abrigos públicos. As entidades civis também têm se solidarizado com a população em situação de vulnerabilidade social. 

Foto: Lula Castello Branco / Agência NC
Projeto Aloísio Lopes conta com 97 voluntários, dedicados à população em situação de vulnerabilidade social de Maceió

A Associação Beneficente Projeto Aloísio Lopes esteve no local para distribuir água mineral, alimento, mantas, roupas e toalhas. Entidade sem fins lucrativos, atua nas ruas e em abrigos de Maceió desde 2021. Socorro Gusmão Lopes, presidente do projeto, avaliou o que tem visto na cidade nos últimos dias. 

 “O acesso é complicadíssimo. A cidade está cheia de água. As pessoas estão com frio, estão olhadas. O pessoal que vive em situação de rua, em situação de vulnerabilidade, com essa quantidade de água, vai adoecer. É leptospirose e outras doenças. A lagoa transbordou. A Levada, o Mercado Público e o Vergel do Lago foram afetados. A Vila Brejal está numa situação dificílima”, relatou a presidente da Associação.

Uma resposta

  1. É rotina essa área da cidade inundar. Sempre que há chuvas torrenciais, sobretudo nos invernos, quando as águas dos principais rios que abastecem nossas lagunas, quase todos oriundos do estado de Pernambuco, trazem por seu leito enxurrada, inundando toda área costeira até sua foz na laguna, que recebe excessivo volume de água, daí dá nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também