O nome Kate Middleton cresceu em buscas mais de 60% em apenas 24 horas, na última semana, no Brasil, segundo o Google Trends. Nesta segunda-feira (18), ocupa o 3º lugar nos trending do X. Quando, no domingo (10), cinco agências de notícias do mundo – PA, Getty Images, AFP, Reuters e Associated Press – retiraram de seus bancos de imagens a foto da princesa de Gales, no Dia das Mães, no Reino Unido, por suspeita de manipulação, estavam tornando o “sumiço” de Kate Middleton assunto nacional. De lá pra cá, só aumentaram as desconfianças sobre as imagens divulgadas. A autenticidade das fotos se encontra sob escrutínio da internet e nenhuma delas teve aprovação até o momento.
O diretor da Agence France-Presse (AFP) afirmou, durante o programa Media Show da BBC Radio 4, que não enxerga mais o Palácio de Kensington como fonte confiável. O registro do Dia das Mães foi enviado pelo próprio Palácio de Kensington, que cuida da comunicação da princesa, e assinado pelo príncipe William, seu marido e futuro rei. Após outra semana sem que houvesse um pronunciamento oficial de onde se encontra Kate Middleton, cuja última aparição em público foi no Natal de 2023, a família real teria avisado à rede BBC que faria um comunicado real dentro de 72 horas. A #RoyalAnnnoucement se tornou o assunto do momento no Brasil.
A desconfiança fez crescer uma série de especulações, que colocam em xeque as fontes oficiais e discutem o futuro incerto da princesa. Um dia após a foto do Dia das Mãe, um comunicado oficial da própria Kate Middleton assumia a manipulação da imagem. Hoje, duvida-se que a cena sequer tenha existido, mas que teria sido fruto de colagens e edições de outras fotografias. Neste mesmo dia, outra imagem da princesa foi divulgada. Nela Kate Middleton aparece de perfil. Um dia depois, um vídeo foi lançado na internet, mostrando que a imagem, na verdade, teria sido retirada de uma antiga aparição da esposa de William.
Desde domingo (17), circula nas redes sociais um vídeo em que Kate Middleton aparece ao lado de William. A veracidade da gravação está sendo posta em dúvida, apesar de a imprensa britânica julgá-la verdadeiro. Os usuários da rede de computadores questionam o fato de que, se a princesa de Galês se encontra bem fisicamente, por que o seu paradeiro foi mantido em sigilo e as imagens, adulteradas. Mesmo que, em 4 de março, uma foto tenha sido divulgada com Kate Middleton saindo de carro, com sua mãe, do hospital – onde esteve internada desde 17 de janeiro, para uma “cirurgia abdominal planejada bem-sucedida”, de acordo com comunicado oficial -, a qualidade da imagem fez com que se acreditasse tratar de uma suposta sócia.





























