quinta-feira, 6 de novembro de 2025 – 07h24

Kate Middleton revela que está com câncer e passa por quimioterapia

Kate Middleton, princesa de Galês, revelou que está com câncer e passa por tratamento quimioterápico.
Foto: Reprodução/Instagram
Imagem de Kate Middleton durante vídeo publicado na sexta-feira (22) Foto: Reprodução/Instagram

Kate Middleton, a princesa de Gales, revelou que está com câncer e passa por tratamento quimioterápico. O vídeo, gravado nos estúdios da rede britânica BBC, na quarta-feira (20), e publicado nesta sexta-feira (22), vem interromper uma série de especulações acerca do “sumiço” da princesa desde o Natal de 2023 e da manipulação de imagens publicadas oficialmente. Sem esclarecer de que tipo de câncer se trata, a princesa explicou que testes posteriores à cirurgia abdominal, a qual foi submetida em janeiro deste ano, detectaram a doença. “Tem sido um período incrivelmente difícil para toda nossa família”, disse.

Kate informou ainda que começou o tratamento quimioterápico preventivo por recomendação. “Como vocês podem imaginar, isso leva tempo. Levei tempo para me recuperar da cirurgia de grande porte para poder começar meu tratamento. Mas, o mais importante de tudo, levou tempo para que explicássemos tudo para George, Charlotte e Louis de uma maneira que fosse apropriada para eles e para tranquilizá-los de que eu vou ficar bem”, esclareceu.

O nome Kate Middleton cresceu mais de 60% nas buscas no Google Trends, quando, no domingo (10), cinco agências de notícias do mundo – PA, Getty Images, AFP, Reuters e Associated Press – retiraram de seus bancos de imagens a foto da princesa de Gales, no Dia das Mães, no Reino Unido, por suspeita de  manipulação. O vídeo foi enviado pelo próprio Palácio de Kensington, que cuida da comunicação da princesa, e assinado pelo príncipe William. 

A desconfiança fez surgir uma série de especulações, que colocaram em xeque as fontes oficiais, a ponto de o diretor da Agence France-Presse (AFP) afirmar, durante o programa Media Show da BBC Radio 4, que não enxerga mais o Palácio de Kensington como fonte confiável. De lá pra cá, só aumentaram as desconfianças sobre as imagens divulgadas, que estavam sob escrutínio da internet. 

O vídeo com a declaração de Kate dá um novo rumo à história dos herdeiros do trono britânico. Com a polidez característica dos ingleses, ela pede ainda que o público entenda o momento delicado pelo qual passa a família real. “Esperamos que vocês entendam que, como família, nós agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto completo meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda alegria e aguardo ansiosamente o retorno a ele quando for possível, mas, agora, devo focar em uma recuperação completa”, pediu.

Veja a transcrição completa do comunicado de Kate Middleton:

“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer, pessoalmente, por todas as maravilhosas mensagens de apoio e pela compreensão enquanto eu estava me recuperando de uma cirurgia.

Tem sido um período incrivelmente difícil para toda nossa família, mas tive uma equipe médica fantástica que cuidou muito bem de mim, pela qual sou muito grata.

Em janeiro, passei por uma cirurgia abdominal importante em Londres e, na época, pensava-se que minha condição era não-cancerosa. A cirurgia foi bem-sucedida. No entanto, testes após a operação encontraram a presença de câncer. Minha equipe médica, então, recomendou que eu passasse por quimioterapia preventiva e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento.

Isso, é claro, foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e lidar com isso de forma privada, pelo bem da nossa jovem família.

Como vocês podem imaginar, isso leva tempo. Levei tempo para me recuperar da cirurgia de grande porte para poder começar meu tratamento. Mas, o mais importante de tudo, levou tempo para que explicássemos tudo para George, Charlotte e Louis de uma maneira que fosse apropriada para eles e para tranquilizá-los de que eu vou ficar bem.

Como eu disse a eles, estou bem e ficando mais forte a cada dia, concentrando-me nas coisas que ajudarão em minha cura; na minha mente, corpo e espírito.

Ter William ao meu lado é uma grande fonte de conforto e segurança também. Assim como o amor, apoio e gentileza demonstrados por tantos de vocês. 

Isso significa muito para nós dois.

Esperamos que vocês entendam que, como família, nós agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto completo meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda alegria e aguardo ansiosamente o retorno a ele quando for possível, mas, agora, devo focar em uma recuperação completa.

Neste momento, também estou pensando em todos aqueles cujas vidas foram afetadas pelo câncer. Para todos enfrentando essa doença, em qualquer que seja a forma, por favor, não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos.”

Fonte: BBC News Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também