Os alfarrábios de Maceió se reinventam mais uma vez. Numa nova tentativa de chamar atenção do poder público para as necessidades de infraestrutura, mobilidade e segurança do Corredor Cultural, as bancas promovem a 3ª edição da Revitalize! – feira marginal de livros e discos. O evento, que contará com apresentações musicais, acontece no chamado Paredão da Assembleia Legislativa, no Centro de Maceió, de 05 a 11 de agosto, das 9h às 17h.
Além da promoção de cultura, com a venda dos produtos comercializados no local, os alfarrabistas visam incluir o espaço no calendário de eventos culturais da cidade. Como explica Jailson Alvim, dono da banca Solar Discos, a feira pretende dar visibilidade para o potencial cultural dos artigos disponíveis ao público e chamar atenção dos gestores municipais sobre a importância histórica do local.
“A feira surgiu com a necessidade de melhorar o nosso local de trabalho e discutir com a população e os gestores a revitalização do espaço, do nosso ponto de cultura. Queremos um calendário de eventos que envolvam os sebos, que apoie as nossas iniciativas, que dê visibilidade para a importância histórica, o nosso papel cultural na cidade, e que promova infraestrutura, segurança e mobilidade. Essas são algumas propostas para os encaminhamentos que serão feitos por nós”, afirmou Jailson Alvim.

Para a realização do evento, os alfarrabistas irão promover um mutirão de reforma da calçada, onde as bancas estão instaladas há mais de três décadas. “Vamos fazer um mutirão antes da realização da feira para tapar os buracos da calçada. Vamos comprar cimento, brita, fazer um concreto para consertar o corredor. Vai não vai, as pessoas estão caindo lá. É o pontapé inicial para a realização da feira. A gente tem de deixar tudo prontinho para o nosso evento”, destaca o dono da Solar Discos.
O Corredor Cultural, localizado na rua Dr. Ponte de Miranda, no trecho entre a rua do Imperador e a ladeira Manoel R. de Azevedo, é o único passeio público, previsto em legislação específica – lei municipal nº 4.454, de 11 de outubro de 1995, que disciplina sobre o funcionamento de pontos comerciais em áreas públicas de Maceió -, autorizado a receber equipamentos que comercializem publicações usadas.