quinta-feira, 6 de novembro de 2025 – 05h26

Linha férrea e aeroporto franceses sofrem ataques horas antes do início das Olimpíadas de Paris

Governo Francês classificou os atos como criminosos; não houve relatos de vítimas
Foto: Reprodução/Internet

Horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, uma série de incêndios afetou as linhas férreas da França. Segundo Jean-Pierre Farandou, CEO da SNCF, companhia ferroviária pública, trata-se de um “ataque maciço visando paralisar a rede”. Os incêndios atingiram “fiações com múltiplos cabos de fibra ótica” que transmitem “informações de segurança para os maquinistas”. Além dos trens, o Aeroporto Basel-Mulhouse-Freiburg, próximo à fronteira com a Suíça, precisou ser evacuado e teve os voos suspensos temporariamente devido à ameaça de bomba.

A organização dos Jogos Olímpicos está “avaliando a situação” e cooperando com a SNCF para solucionar o problema. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, ressaltou a “total confiança” nas autoridades francesas. Até o momento, não houve relatos de vítimas.

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal classificou como “atos de sabotagem” praticados de maneira “preparada e coordenada” e descreveu o impacto na rede ferroviária como “maciço e grave”. Ataal agradeceu aos bombeiros e informou que as forças de segurança estão em busca dos responsáveis pela sabotagem.

Já o ministro dos Transportes da França, Patrice Vergriete, condenou os “atos maliciosos coordenados atingiram várias linhas de TGV na noite passada e prejudicarão seriamente o tráfego até este fim de semana”. Também confirmou que vários dispositivos incendiários haviam sido descobertos, mas não revelou quem poderia estar por trás dos ataques.

Para o correspondente de segurança da BBC, Frank Gardner, as autoridades francesas devem concentrar suas investigações em “ativistas e extremistas conhecidos, além de explorar possíveis conexões com o Kremlin.” Observa que o ataque foi classificado como sabotagem e não como terrorismo, já que não houve mortes. Os grupos territista Isis (também conhecido como Estado Islâmico) e Al-Qaeda “provavelmente não estão entre os principais suspeitos.”

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris acontecerá ao longo do rio Sena, onde uma flotilha transportará mais de 10.000 atletas, atravessando nos barcos os principais pontos turísticos da cidade, para um público de mais de 300 mil espectadores e uma plateia de VIPs e celebridades. Está marcada para ter início às 19h30 em horário local, (14h30 no horário de Brasília). Há rumores de que Céline Dion, Lady Gaga e Aya Nakamura possam se apresentar.


Leia Mais sobre as Olimpíadas de Paris 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também