quinta-feira, 6 de novembro de 2025 – 05h25

Nadadora expulsa das olimpíadas diz que não teve ‘má conduta’ e relata denúncia de assédio

Ana Carolina Vieira se pronunciou nas redes sociais e disse que vai provar inocência
Foto: SatiroSodré/CBDA

A nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi expulsa por indisciplina dos Jogos Olímpicos de Paris, no domingo (28), após acalorada discussão com a comissão técnica brasileira de natação. Já em Portugal, a atleta se pronunciou em suas redes sociais e disse que iria provar não haver tido “má conduta”. Oliveira relatou ainda ter denunciado assédio na seleção brasileira ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Ana Carolina afirmou, em vídeos gravados num aeroporto português, de onde seguiria para Recife e depois para São Paulo, que “promete falar tudo”.

“Eu não consegui contato com ninguém. A partir do momento que eu sai da sala, que anunciaram que eu estava fora por más condutas, graças a Deus vou provar tudo que eu não tive má conduta nenhuma(…). Eu vou falar com os meus advogados. Eu vou falar tudo”, asseverou a atleta.

Acompanhada por uma moça, a qual não especificou de quem se tratava, Ana Carolina relatou não ter podido ficar sozinha em nenhum momento, enquanto se encontrava na Vila Olímpica. Ao tentar falar com alguém, a moça a orientou a procurar o COB. A nadadora alegou já ter feito anteriormente uma denúncia de assédio ao Comitê, o que não haveria resultado em nada.

“Eu estou desamparada, não tive acesso a nada, não consegui falar com ninguém. Ela me mandou entrar em contato com os canais do COB. Como eu vou entrar em contato com os canais do COB sendo que eu já fiz uma denúncia e nada foi resolvido, [denúncia] de assédio dentro da seleção?”, exaltou.

A expulsão

A nadadora foi expulsa das Olimpíadas de Paris após se envolver numa discussão com a comissão técnica. Os treinadores haviam decidido retirar da equipe de revezamento 4×200 metros a nadadora Maria Fernanda, a Mafê, que deveria focar nas competições individuais, nas quais poderia ter maiores chances de medalha.

Ana Carolina teria discordado da decisão. Segundo relato de testemunhas, durante a altercação, houve “gritos e dedos na cara”. A apuração do ocorrido foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo, com pessoas ou que acompanham a rotina da Vila Olímpica.

O chefe da equipe brasileira de natação, Gustavo Otsuka, explicou, em coletiva de imprensa, que Ana Carolina teve uma postura “agressiva e totalmente inadequada”. Segundo Otsuka, a atleta não respeitou o rigoroso código de conduta seguido pela delegação brasileira.

A advertência

Na sexta-feira (26), Ana Carolina recebeu uma advertência por ter saído sem permissão da Vila Olímpica. A nadadora estava acompanhada de seu namorado, Gabriel Santos, nadador da seleção masculina brasileira.

Gustavo Otsuka esclareceu que os atletas não podem, por questões de segurança, deixar a vila olímpica sem permissão. O chefe da equipe só teria descoberto a saída dos nadadores após postagens do casal em redes sociais. As publicações foram apagadas posteriormente.


Leia Mais sobre as Olimpíadas de Paris 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também