A TV Gazeta de Alagoas comunicou a seus funcionários e ao mercado publicitário local que será a mais nova afiliada da Rede Bandeirantes no estado. A transmissão entrará no ar a partir de 1º de novembro. A decisão ocorre após a suspensão judicializada da parceria de 50 anos com a Rede Globo.
A emissora deverá passar por reformulação de nomes, formatos e identidade visual, na nova fase do noticiário alagoano. A decisão quebra a expectativa gerada pela suspensão do sinal do principal grupo de comunicação de Alagoas.
A condenação do sócio majoritário da Organização Arnon de Mello (OAM), o ex-presidente Fernando Collor de Mello, foi o motivo da suspensão entre a Globo e a TV Gazeta. Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A decisão foi deferida, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro. Desde então, a retransmissão da Globo em Alagoas passou a ser feita pela emissora pernambucana TV Asa Branca.
A OAM corria o risco de perder a concessão de TV e rádio, após Processo de Apuração de Infração, aberto pelo Ministério das Comunicações. O procedimento tinha o objetivo de apurar a manutenção, no quadro de sócios da empresa, de pessoas condenadas criminalmente.