A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) formalizaram a instalação de mais um Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (Nees). O Ness é reconhecido como um dos principais grupos de pesquisa em tecnologia educacional do Brasil. O núcleo reúne mais de 200 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
A nova unidade será instalada no Ifal. Na formalização, na quarta-feira (14), foram apresentadas estrutura física, organização, linhas de pesquisa e atuação acadêmica. O núcleo ampliará o trabalho, já realizado pela Ufal, em benefício de soluções tecnológicas e sociais, que impulsionam políticas públicas de pesquisa e educação em Alagoas. Os resultados repercutem no Brasil.
Criado em 2011, o Nees está ligado ao Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O núcleo tinha o objetivo inicial de transformar a educação brasileira por meio da tecnologia, especialmente na rede pública.
Em 2022, com a ampliação dos objetivos e a consolidação da equipe, o grupo passou a priorizar a promoção da equidade educacional para a transformação social, adotando o nome atual. Hoje tem como um dos principais objetivos a aproximação da pesquisa acadêmica das necessidades reais da sociedade.
O Ness mantém parcerias com universidades, como Harvard e Oxford, além de colaborar com o Ministério da Educação. Após mais de uma década de atuação, suas ferramentas e seus projetos já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes, um milhão de professores e cerca de 180 mil escolas, em todo o país.