sexta-feira, 17 de outubro de 2025 – 23h44

Operação da PC fiscaliza ferros-velhos que comprariam cabos e fios roubados em Maceió

Furtos chegam a mais de 20 mil metros, somente em 2025, segundo Prefeitura
Foto: Divulgação/AscomPC-AL

A Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) deflagrou, na quarta-feira (15), a Operação Curto-Circuito, com o objetivo de fiscalizar ferros-velhos, localizados na parte baixa de Maceió. Os estabelecimentos estariam adquirindo cabeamentos, fios elétricos e de redes de internet furtados na capital alagoana. Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante, por receptação e posse irregular de arma de fogo. 

A operação está sob comando dos delegados Thiago Prado e Bruno Tavares. A Curto-Circuito conta com a participação da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), do Departamento Estadual de Aviação e da Companhia Equatorial Alagoas. 

Tavares reforçou que os furtos, envolvendo fios, cabos e cabeamentos, têm causado grandes transtornos à população. “Além do prejuízo financeiro, essas ações comprometem a segurança e a qualidade de serviços essenciais, como a iluminação pública e a internet residencial”, afirmou.

Roubo de cabos em Maceió

De acordo com a Prefeitura de Maceió, entre janeiro e outubro de 2025, já foram furtados mais de 20 mil metros de cabos de alumínio e cobre, da rede de iluminação pública da capital alagoana.

Conforme a Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina), para reduzir os prejuízos e evitar novas ocorrências, os cabos de cobre estão sendo substituídos por cabos de alumínio, material com menor valor comercial. A autarquia reforçou as estruturas das caixas de passagem e dos comandos elétricos.

Mesmo assim, os delitos continuam a ser praticados em diferentes áreas da cidade. Na noite de terça-feira (14), cerca de 70 metros de cabos foram roubados na orla de Ponta Verde, deixando sem iluminação os campos de areia. As equipes técnicas foram acionadas e realizaram reposição do material nesta quarta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também