sexta-feira, 17 de outubro de 2025 – 23h49

‘Rota dos Mirantes’: projeto revitaliza áreas panorâmicas de Maceió

Reforma do miradouro Dom Antônio Brandão, no Farol, entregue da segunda-feira (6), dá início à proposta
Foto: ItawiAlbuquerque/Secom-Maceió

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), anunciou oficialmente o beneficiamento dos antigos mirantes da capital. A Rota dos Mirantes é uma proposta de valorização turística, cultural e ambiental, além de resgate histórico da cidade. A reforma do miradouro Dom Antônio Brandão, conhecido como mirante do Marista, no bairro do Farol, entregue na segunda-feira (6), deu início ao projeto. 

O espaço está localizado entre o Colégio Marista e o Seminário Arquidiocesano de Maceió.  A obra oferece à população um novo ambiente de contemplação e lazer. O local contará com paisagismo, iluminação cênica, pergolado de madeira, escadaria de acesso, bancos modernos com assento em balanço, pintura artística e restauração do monumento a Dom Antônio Brandão, primeiro bispo de Alagoas.

A requalificação dos mirantes faz parte do Programa Novo Centro, que vem revitalizando espaços históricos e devolvendo à população áreas de convivência e orgulho coletivo. O investimento é estimado em R$ 6 milhões. O circuito integra os miradouros de São Gonçalo, Dom Ranulpho, Cortiço, Ambrósio Lyra, Parque Gonçalves Lêdo (em desenvolvimento), Dom Antônio Brandão e Santa Teresinha.

“O que estamos fazendo hoje é reconstruir a história da nossa cidade, que sempre teve um potencial turístico e cultural enorme, mas que precisava ser valorizado. A cidade é feita pelas suas memórias, e recuperar espaços como o Mirante do Marista, que homenageia Dom Antônio Brandão, é também resgatar coragem, fé e compromisso com a educação e com o desenvolvimento”, afirmou JHC.

O eixo histórico da Rota dos Mirantes valoriza a região central de Maceió. A iniciativa une o patrimônio histórico ao potencial de beleza natural da capital de Alagoas. A proposta busca promover turismo sustentável, educação patrimonial e experiências culturais. Além disso, estimula a ocupação responsável dos espaços públicos e fortalece o sentimento de pertencimento à cidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também