Durante cinco noites, o São João Raiz ganha mais brilho, com a energia contagiante do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas. O evento tem início nesta segunda-feira (16) e segue até quinta-feira (20), no Estacionamento do Mercado do 31, no bairro histórico do Jaraguá, sempre a partir das 18h. A entrada é gratuita e aberta à toda a população.
A abertura da festa trará a apresentação das quadrilhas Pé de Serra, Show Nordestino e Chapéu de Louro, embalando o público no clima. Já na terça-feira, a festa ficará por conta dos grupos Forró Baião, Dona Zabumba, Sanfona do Rei, Rosa dos Ventos, Olhos da Luz e Luar do Sertão.
A festa segue com força total na quarta-feira, com a apresentação de Flor de Chita, Girassol, Santa Fé, Flor do Nordeste, Amanhecer no Sertão e Império Junino. Na quinta-feira, será a vez de Tia Graça, Dona Lica, Lula do Baião, Gonzagão, Canarraiá, Brilho Lunar e Xodó e Xamego.
Na sexta-feira, o encerramento promete uma noite inesquecível com as quadrilhas Vixe Menina, Tradição Junina, Flor de Mandacaru, Dona Dadá, Estrela do Mac, Luar do Campo, A Fazendinha e Dona Maria.
Ainda não foi divulgado quando sai o resultado do festival. O evento é realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL). Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, a festa é uma celebração da identidade popular de Maceió.
“As quadrilhas juninas são a alma do nosso São João. Elas representam o amor pela cultura, a dedicação de comunidades inteiras e o orgulho do que somos. Apoiar esse movimento é fortalecer a memória afetiva do povo maceioense e garantir que essa arte siga viva por muitas gerações”, explicou.