terça-feira, 8 de julho de 2025 – 04h43

Aberto agendamento para exposições na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos

Equipamento de cultura recebe propostas de artes visuais individuais e coletivas
Foto: LulaCastelloBranco/NC

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos abriu agendamento para mostras de artes visuais na Galeria de Exposições, localizada no hall de entrada do equipamento de cultura. A iniciativa visa fortalecer o diálogo entre literatura, artes plásticas e sociedade, estimulando o uso criativo e dinâmico da biblioteca. O espaço receberá projetos individuais e coletivos. Os interessados devem enviar proposta para o e-mail [email protected].

Conforme o regulamento disponível, o artista deve se responsabilizar pela montagem e desmontagem da mostra, dentro do horário de expediente da instituição. Após o período de exposição, as paredes devem ser restauradas ao estado original. A biblioteca não se responsabiliza pela segurança das obras. Segundo a supervisora do equipamento, Mira Dantas, a equipe está preparada para acolher novos projetos e garantir que o espaço continue sendo acessível e representativo. 

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à arte e proporcionar aos visitantes experiências visuais que dialoguem com o acervo literário e com a história do nosso estado”, ressalta a gestora. A Graciliano Ramos é um equipamento de cultura do Governo de Alagoas por meio Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Exposição ‘Centro de Maceió, onde fica?’ inaugura espaço

Resgatar a importância histórica do bairro do Centro é um dos objetivos do projeto “Centro de Maceió, onde fica?”. Como parte da proposta, a exposição homônima itinerante traz 20 imagens da região, registradas ao longo das duas últimas décadas. A mostra inaugurou o espaço de exposição da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e integra as comemorações pelos 160 anos da entidade, celebrados no próximo dia 26. A instalação permanece no equipamento de cultura até 30 de junho.

A exposição, assinada pelo repórter-fotográfico, Lula Castello Branco, já passou pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro e Museu Palácio Floriano Peixoto, ao longo de abril, maio e junho. Da biblioteca, a mostra segue para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Maceió (CBTU Maceió), onde fica durante o mês de julho. Todas as entidades são representativas de cultura e mobilidade urbana do Centro de Maceió.

O projeto “Centro de Maceió, onde fica?” busca contribuir para a preservação do bairro e incentivar a população a enxergá-lo como parte de sua identidade. A proposta, sob gestão, coordenação e concepção da professora e agente cultural, Ana Karla Cavalcante, visa ampliar a oferta de atividades culturais, fortalecendo os setores de comércio, serviço, turismo e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também