sexta-feira, 26 de junho de 2026 – 21h42

Aurora tímida e a Rota Turística Nacional!

Mesmo Fraquinha Ela é Linda!

Queridos Leitores,

Hoje vou continuar a contar sobre a ‘saga’ da Aurora Boreal!!

Finalmente chegou a hora de irmos caçá-la. A temperatura tinha subido, isso não é um bom sinal, pois significa que vem neve e neve significa nuvens e nuvens significa céu fechado… o resto vocês já sabem. Aqui, quando a temperatura chega perto de 0 grau é quando neva, pois aqui o frio é bem mais ameno, mas depois que fui pra Noruega repensei o meu conceito de frio…. Rsrs

Eu posando em frente do pouco da aurora que vimos…. o céu tinha começado a fechar
O fantasma de Elton e Ana Flávia… não entendi porque eles ficaram transparentes…. rsrs, mas o céu nesse instante estava mais aberto

Bom, o André já chegou fazendo barulho, contando piada, com uma aura tão linda de encantar todo mundo. Levou a gente no ‘guarda-roupa’ para experimentarmos macacões e botas para usar nas caçadas, fora as roupas térmicas que formavam as camadas que vestíamos… principalmente quem estava vindo dos trópicos… eu tinha camadas mas não tantas como Elton e Ana Flávia!!!

Lá fomos nós na van do André, ele ia passando pelos lugares e mostrando, mas eu só via neve, até que chegamos na ponte que liga Finsness à ilha de Senja. Na escuridão da noite só se via neve e as luzes na ponte…  e a partir dali podíamos considerar que a caçada tinha começado. Passamos por áreas habitadas, até chegar no meio do nada, quer dizer, no meio da neve. André, Elton e Yuri, um carioca que estava fazendo uma pós graduação em Oslo e foi com a mãe caçar a aurora, ficavam seguindo um aplicativo onde mostrava a incidência dela aparecer… tinha momentos que o André apagava os faróis do carro e botava a cabeça pra fora pra olhar o céu e eu observava temerosa… rsrs o carro continuava andando!

Um dos melhores momentos dela para nós…
Elton sendo fotografado por André e eu fotografando a cena!
Os parceiros: Elton e André!

Eu como gosto de conversar, saí perguntando a todo mundo os nomes e o que faziam, porém a pergunta do André foi diferente, pois é uma pergunta que ouço muito: ‘Como você veio parar aqui?’ E ele nos contou sua história de vida. A parte que eu mais gostei foi quando a ex mulher dele recebeu uma proposta de ir trabalhar no norte e eles foram  ver o lugar antes de decidir, e quando estavam na ilha, num certo lugar eles olharam um pro outro e decidiram que eles iam morar ali! Foi uma reação geral na van, parecia que estávamos vendo essa cena romântica acontecer. Detalhe: estávamos dentro da van, rodeados de neve por todos os lados e só não estava mais escuro porque neve é branca!

O pessoal descendo da van… negócio tem que ser rápido para não esfriar dentro da van… rsrs
No outro dia, fazendo a rota… a gente sorri, aí depois o lábio não volta ao normal, fica grudado… rsrs

Teve uma hora que ele parou o carro, olhou pro céu, viu estrelas e convidou a todos a descer. Assim, no meio da estrada, ele pegou seu equipamento fotográfico e eu o meu e montamos as câmeras nos tripés, e lógico que eu estava copiando tudo que ele fazia, pois ele tinha experiência em tirar fotos da aurora boreal, no meio do nada na escuridão… e nessa hora eu até esqueci do frio e entrei no meu modo ‘fotógrafa’ onde o meu mundo se transporta para onde a lente me mostra….

Nossa primeira parada da rota turística… não vimos muitos turistas, só nós mesmos…. rsrs
Elton e Ana na primeira parada… semana que vem conto mais sobre essa foto!
Essa montanha é importante, porém eu não lembro porque… acho que pela beleza!
André abrindo o caminho, ou seja, indo na frente pra checar por buracos…. para descermos para o lago congelado, que a gente nem vê!

Essa foi a nossa melhor caçada, e digo logo a quantidade de neve caindo não deixou a gente ver a aurora em todo seu esplendor, porém a magia de tudo nos envolveu de uma forma extraordinária e nos cativou!

Nessa foto dá pra ver a área do lago… eu ainda não tinha descido….
De novo na estrada!
Todo lugar lindo que a gente chegava eu perguntava ao André se tinha sido ali que eles decidiram morar na ilha! Esse fiorde tem cara de paraíso!
A Ana na plataforma….

No outro dia tínhamos programado de ir fazer um passeio pela rota turística nacional, onde tivemos a oportunidade de ver a ilha durante as poucas horas de luz que se tem por essa época do ano. O sol aparece às 10 da manhã e 14:30 ele se põe… acho que nem o sol aguenta o frio… rsrs

Elton e André na plataforma!
Essa foto foi feita pelo André na minha câmera… eu recebendo o amor!
Eu abraçando o mundo! Foto: André Bonotto
Enquanto o André fotografava eu observava…
Não sei o que é essa casa, mas que formou uma paisagem linda, formou!

Ele nos levou para ver vários  fiordes,(uma grande entrada no mar entre altas montanhas rochosas, originadas por erosão causada pelo gelo de antigo glaciar), um em particular tinha uma plataforma para poder se olhar o fiorde dando uma sensação de flutuar. E o design da plataforma seguia o relevo local, com curvaturas para não ser uma agressão contrastando com a paisagem! Ele também nos levou para ver o banheiro de ouro, sim, o banheiro é todo folheado de ouro… meio que excêntrico… no inverno ele fica fechado!

Por causa da Aurora escondida, o André liberou pra gente mais uma caçada e até a rota das montanhas pra mim, que eu não fui por estar muito cansada, na verdade, eu estava fatigada, e isso acontece comigo quando eu faço mais do que deveria… presente da radioterapia… por outro lado, continuo viva! Porém Elton e Ana foram nessa rota e foram ver lugares dos povos Sami, que são os povos originais e a eles pertencem as renas, além de serem o símbolo do ártico elas são parte da sustentação dos povos! Só eles podem matá-las e carne de rena é muito vendida!

Na praia… afinal de contas é uma ilha!
E o sol bombando!
Essa foi outra parada, depois da praia! as montanhas maravilhosas!

Depois da primeira caçada eu me peguei pensando de como somos pequenas partículas em comparação à grandiosidade do universo, e essas luzes são poeira solar! Fiquei pensando também na vida do André ali, cuidando de seus pequenos e tão adaptado ao frio e à vida naquele lugar que pra mim pareceu ser outro planeta!

Elton indo checar o banheiro de ouro…. foi o único que desceu da van… tava todo mundo moído
Anoitecendo!
Última parada: no maior fiorde da ilha com um pier bem grande…

Deixo vocês aqui com as fotos, que não são muitas, mas que são lindas (modéstia à parte), o vídeo e a poesia que não podia faltar!

Até a Próxima!

Aída

Com muita timidez ela apareceu,
Uma poeira solar,
Que aos olhos encantou,
E vimos estrelas a bailar!

O frio era intenso,
Tudo branco como no céu,
Alegrando nosso senso,
Fazendo da aurora nosso troféu!

De Deus mais um presente,
Mais um fenômeno astral,
Da fé comprovadamente,
A ciência é a Aurora Boreal!

Aída
18/01/24

Respostas de 16

  1. Aida,
    Ler essa matéria me emocionou profundamente, pois me fez recordar momentos tão incríveis. Foi simplesmente maravilhoso! Um verdadeiro toque divino em minha visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também