A Arquidiocese de Maceió começou o Tríduo Preparatório para as comemorações de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (19). A programação tem início às 6h e segue com celebrações litúrgicas ao longo do dia. O ápice da solenidade ocorre a partir das 16h. A procissão eucarística passará por 11 ruas do bairro do Centro e terminará na Praça Dom Pedro II, com a Santa Missa campal, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis. (Veja o roteiro abaixo).
A Igreja Catpolica refletirá este ano o tema “Eucaristia, Vida e Esperança para o mundo”. Corpus Christi é uma expressão latina, que significa “Corpo de Cristo”. A cerimônia é sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo, após Pentecostes. Uma das características da festa é confeção de tapetes ornamentais, com símbolos religiosos, nas vias do bairro.
Programação completa de Corpus Christi
6h – Missa na Catedral
9h – Missa na Catedral. Comemoração dos 200 anos da Irmandade do Ss. Sacramento, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Beto Breis
Das 10h às 16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
12h – Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Santuário Eucarístico Arquidiocesano
16h – Procissão Eucarística pelas ruas do Centro. Em seguida, Missa Campal na Praça da Catedral.
Roteiro das ruas por onde a procissão irá passar:
Praça dos Martírios
Rua Melo Morais
Rua Cincinato Pinto
Praça Deodoro
Rua Barão de Penedo
Praça dos Palmares
Rua Barão de Anadia
Rua Eng. Roberto Gonçalves Menezes (antiga Rua da Praia)
Praça Sinimbú
Rua do Imperador
Paradas para a bênção do Santíssimo Sacramento:
1ª parada: entrada da Igreja dos Martírios – organização litúrgica sob responsabilidade da Reitoria Senhor Bom Jesus dos Martírios.
2ª parada: entrada do prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, com organização dos Ministros Extraordinários da Comunhão da Catedral.
3ª parada: sacada do prédio do Palácio dos Pobres (antigo arcebispado), com organização da Casa de Ranquines.
Trechos com a confecção de tapetes ornamentais:
Rua do Sol – 1º trecho: da esquina com a Ladeira da Catedral até a saída do corredor dos ônibus, na rua do Comércio, a partir das 13h.
Rua do Sol – 2° trecho: da saída do corredor dos ônibus até o cruzamento com a rua Melo Morais, a partir das 14h.
Rua Cincinato Pinto: toda a extensão, respeitando o cruzamento com a Rua Augusta (antiga rua das Árvores), a partir das 13h.
Rua Barão de Penedo: da Praça Deodoro até o cruzamento com a rua Oliveira e Silva (na altura da Praça Montepio dos Artistas), a partir das 13h
Rua Eng. Roberto Menezes (antiga rua da Praia): toda a extensão, a partir das 13h.