Um festival de flores e plantas enfeita a Praça Deodoro, no Centro de Maceió, na estação da primavera. A Feira de Flores de Holambra chega à sua 16ª edição, trazendo mais de 200 espécies vegetais – entre rosas, lírios, cactos, bonsais, orquídeas, azaleias e antúrios -, adequadas a ambientes internos ou ensolarados. A exposição segue até domingo (15), das 8h às 18h.
Vindas diretamente dos produtores, as espécies têm preço diferenciado. É possível encontrar plantas a partir de R$ 5,00. Conforme explica Tarcísio Almeida, coordenador da feira, os produtores trabalham em sistema de cooperativa. “Para nós é uma alegria estar de volta a Maceió. A exposição é uma parte do que a gente produz em Holambra. Hoje, a cooperativa agrega mais de 500 produtores. Fazemos duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra na abertura da primavera, entre setembro e outubro”, assinalou.
Feira itinerante, o evento acontece em todo o Brasil. Em Alagoas, ocorre também no município de Arapiraca. Com boa receptividade do público, as vendas chegam a uma média de R$ 260 mil. Parte do lucro desta edição será destinada à Associação Beneficente Casa da União, unidade Lar Mariana, que atua em Marechal Deodoro. Holambra é um município paulista da microrregião de Campinas. A cidade é hoje o maior produtor de flores da América Latina.