Alagoas lidera o número de feriados estaduais de junho a dezembro de 2025, em relação às outras unidades da federação. De acordo com levantamento do portal Valor Econômico, o estado terá quatro feriados no segundo semestre do ano. O estudo não considerou as datas nacionais e municipais, nem os pontos facultativos.
Entre os estados com mais feriados estaduais, estão Tocantins e Acre, com três; Rondônia, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia, com 2 cada; já Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Pernambuco não terão nenhum até o fim do ano. Os demais estados terão apenas um durante o período.
As regiões Norte e Nordeste concentram o maior número de feriados a partir do meio do ano, com 13 ocorrências em cada uma delas. A região Sudeste, por sua vez, terá apenas um estadual até dezembro. Já as regiões Sul e Centro-Oeste terão três cada uma delas.
Economia
De acordo com o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Hugo Garbe, em fala no portal Contábeis, os feriados representam custos fixos que continuam a ser contabilizados. “O aluguel, a energia elétrica, os impostos e a manutenção são despesas que seguem sendo cobradas, independentemente do faturamento. Em períodos de feriado, a receita pode cair, mas os custos permanecem”, explica.
Ainda conforme com o Contábeis, o impacto dos feriados pode ser variável, dependendo do ramo de atividade. “Embora a maioria das empresas sinta impactos negativos, setores como turismo e hotelaria veem os feriados como oportunidade. A movimentação de pessoas nas datas comemorativas costuma impulsionar reservas, vendas e contratações temporárias”.
Calendário
Segundo o calendário, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 3 de janeiro de 2025, Alagoas terá os seguintes feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos, no 2º semestre de 2025.
-19 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
-24 de junho, São João (feriado estadual);
-29 de junho, São Pedro (feriado estadual);
-7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
-16 de setembro, Emancipação Política de Alagoas (feriado estadual);
12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
-28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
-2 de novembro, Finados (feriado nacional);
-15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
-20 de novembro, Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
-30 de novembro, Dia Estadual do Evangélico (feriado estadual);
-8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição (ponto facultativo)
-24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo);
-25 de dezembro, Natal (feriado nacional);
-31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo).
*Com informações do Valor Econômico e Contábeis