segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 00h41

Alagoas: projeto torna Festa da Padroeira de Arapiraca patrimônio cultural

Evento é realizado anualmente com atividades religiosas e culturais
Foto: Reprodução/MCO

Um projeto de lei reconhece a Festa da Padroeira de Arapiraca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. O evento, realizado anualmente entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro, busca assegurar a continuidade da tradição religiosa, garantindo que suas práticas sejam transmitidas às futuras gerações. A festa envolve uma série de atividades, como procissões, missas, apresentações artísticas, cavalgadas e manifestações populares.

Segundo o autor da proposta, deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), “esta festividade, dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade, é um evento que promove a devoção, o fortalecimento dos laços comunitários e a preservação das tradições locais, constituindo-se como uma verdadeira manifestação de fé e identidade cultural do povo arapiraquense”, destaca o parlamentar.

A matéria, apresentada em novembro de 2024, foi analisada na terça-feira (29) pelo plenário da Casa legislativa, mas ainda não passou por votação. Patrimônio Cultural são bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, que fazem referência em si mesmo à identidade, ação e memória de diferentes grupos formadores da sociedade, conforme preconiza o artigo 216 da Constituição Federal.

O deputado ressaltou que a festa, além de manter as tradições populares, impulsiona a economia local. “A Festa da Padroeira de Arapiraca possui significativa relevância econômica para a cidade. Durante o período de celebração, Arapiraca recebe visitantes de diversas regiões, o que impulsiona o turismo e gera oportunidades para o comércio local, beneficiando comerciantes, artesãos e pequenos empresários”, afirmou.

*Com informações da ALE/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também