terça-feira, 17 de junho de 2025 – 23h50

Mineradora estrangeira busca ouro no agreste de Alagoas

Pacific Bay Minerals adquiriu projeto Pereira Velho, localizado entre Craíbas e Arapiraca
Foto: EdilsonOmena/TribunaHoje

Mineradora estrangeira busca ouro na região agreste de Alagoas. Trata-se da canadense Pacific Bay Minerals que assumiu controle total do projeto Pereira Velho, empreendimento emergente de ouro e metais básicos, localizado entre os municípios de Craíbas e Arapiraca. Com acesso rodoviário pavimentado, rede elétrica disponível, a região oferece infraestrutura e força de trabalho local qualificada, o que proporciona boa relação custo-benefício à mineradora. Minérios e concentrados de cobre são a segunda maior exportação do estado. 

A Pacific Bay Minerals anunciou a assinatura de uma extensão da Carta de Intenções com a Appian Capital Advisory LLP, consultora de investimento no setor de mineração e metais, para adquirir 100% de participação no projeto de ouro Pereira Velho. A aquisição inclui 11 concessões minerais, totalizando 14.596 hectares. Resultados históricos confirmaram a mineralização aurífera disseminada e próxima à superfície, hospedada em unidades fraturadas de quartzito e gnaisse. Estudos preliminares indicam a presença de ouro em formações geológicas favoráveis à exploração.

Estudos técnicos submetidos à Agência Nacional de Mineração (ANM) identificaram que a área de 14.596 hectares abriga uma anomalia de ouro, no solo, de mais de 2,5 km. Foram registrados 6.363 metros de perfuração em 47 furos sondagens, entre 2018 e 2022. Estrategicamente posicionado a apenas 25 quilômetros da Mina de Cobre Serrote, recentemente adquirida pela chinesa Baiyin Nonferrous Group, por US$ 420 milhões (mais de R$ 2,3 bilhões de reais), o Pereira Velho reforça o potencial estratégico da região na exploração estrangeira.

A Pacific Bay planeja iniciar uma campanha de perfuração confirmatória e gradual, com o objetivo de validar os resultados históricos e expandir o pacote mineralizado. “Com os preços do ouro continuando sua trajetória ascendente e o apetite dos investidores retornando ao setor de recursos júnior, a Pacific Bay está em uma posição única para gerar valor significativo a curto prazo em Pereira Velho”, afirmou o CEO e Presidente da Pacific Bay Minerals, Reagan Glazier. 

“Trata-se de um sistema de ouro próximo à superfície, predominantemente óxido, com excelente infraestrutura, forte metalurgia inicial e um recurso histórico já disponível — e permanece aberto à expansão. Acreditamos que essa combinação nos dá uma pista livre para descoberta, desenvolvimento e criação de valor em um mercado de ouro em crise”, concluiu”, concluiu.

*Com informações do portal Brasil Mineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também