segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 01h19

NC é contemplado com selo ‘Veículo comprometido com o público’, do Projor

Jornal alagoano cumpre 10 dos 11 indicadores do projeto Atlas da Notícia
Selo de certificação do Projor, por meio do projeto Atlas de Notícias - Imagem: Divulgação/NC

O jornal Notícias do Centro, de Alagoas, foi contemplado com o selo “Veículo  comprometido com o público” – iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), por meio do projeto Atlas da Notícia, com apoio da Google News Initiative. O veículo cumpre 10 dos 11 indicadores, previstos no “Manual de melhores práticas para os Indicadores de Compromissos com o Público”. 

O selo atesta o comprometimento do jornal com a precisão e o interesse público na veiculação de notícias. Além disso, aponta para práticas de excelência e de transparência na relação com o leitor. O selo, aplicado na parte inferior da página, é um link de acesso ao portal do Atlas da Notícia, que trata da certificação do jornal.

Os indicadores do Notícias do Centro estão localizados sobretudo no rodapé da capa, mas também em áreas internas do site. São eles: 

  • Expediente, 
  • Princípios editoriais, 
  • Política de correção de erros, 
  • Acesso aos profissionais da redação, 
  • Propriedade do veículo,
  • Identificação clara de conteúdos patrocinados, 
  • Transparência de financiamento, 
  • Identificação de autoria
  • Política de privacidade, e 
  • Acessibilidade. 

 

O jornal só não atende ao indicador “Afiliação a associações setoriais do jornalismo”, que completaria o total previsto no manual. 

“É uma honra para o Notícias do Centro receber este selo, especialmente vindo de uma entidade conceituada como o Projor. O jornal preza pelo bom jornalismo desde a sua fundação, em junho de 2023. O veículo está pautado na ética e no rigor de uma cobertura que prima pela imparcialidade, pluralidade de ideias, transparência e respeito ao leitor”, afirma a editora-chefe, Ana Karina Moraes.

O processo de aquisição do selo teve início em 2024, com os ajustes necessários para o cumprimento dos indicadores, por meio das orientações previstas no manual. Em março de 2025, o jornal foi contemplado com o selo, que atestava o cumprimento de 8 dos 11 indicadores. O veículo fez ajustes em outros dois indicadores já presentes. No final de agosto, o Notícias do Centro recebeu o selo com 10 dos 11 indicadores.

“Acreditamos que o compromisso mais importante do jornalismo – que inclui as atividades de apurar, editar, publicar e apresentar notícias verificadas e outros tipos de informação, como opiniões (igualmente baseadas em evidências factuais) – é com o público”, explica o Projor, no manual.

Projor e Atlas da Notícia

O Projor foi criado em 2002 para gerir o Observatório da Imprensa, fundado em 1996, pelo jornalista Alberto Dines, com o apoio do então reitor da Unicamp, Carlos Vogt. 

“Ao longo da última década através de um conjunto diverso e experiente de profissionais que desdobram a ideia original em projetos com dois grandes objetivos: realizar a crítica permanente do jornalismo e oferecer meios para o fortalecimento do jornalismo local”, informa a página do instituto.

O projeto Atlas da Notícia, inciativa do Projor, foi criado, em 2017, pelos jornalistas Angela Pimenta e Sérgio Spagnuolo. Inspirada no “America’s Growing News Desert”, da revista Columbia Journalism Review, a iniciativa é “um mapeamento de veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro”,  esclarece o site. 

“A metodologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria a partir de convênios com universidades brasileiras, de dados compilados por outras organizações e com a colaboração do público, que pode indicar veículos a serem incluídos na base”, complementa.

As pessoas podem ainda informar um problema, ou mesmo uma discordância, em relação à conformidade da classificação feita pelo Atlas da Notícia, nos veículos de comunicação brasileiros contemplados com o selo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também