Em uma mudança histórica, a retransmissão da Rede Globo em Alagoas trocou de emissora. Após cinco décadas de parceria com a TV Gazeta, o grupo anunciou a pernambucana TV Asa Branca, sediada no município de Caruaru, como a nova afiliada para transmissão do sinal no estado. A rede entrou no ar às 0h, deste sábado (27), e está disponível nos canais 28.1 em Maceió, 14.1 em Delmiro Gouveia e 15.1 em Arapiraca.
A decisão ocorreu no fechar das cortinas do ministro Luís Roberto Barroso à frente da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso suspendeu a liminar que mantinha à força a sociedade entre a Rede Globo e a TV Gazeta. A determinação foi divulgada na sexta-feira (26), o que autorizou o grupo de comunicação carioca a mudar de afiliada.
O imbróglio jurídico se arrastava desde 2023, quando a Globo tentou encerrar a parceria com a emissora alagoana. A TV Gazeta havia obtido uma liminar na Justiça estadual, que obrigava a prorrogação compulsória do contrato por mais cinco anos. A decisão tinha sido mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que levou a empresa do Rio de Janeiro a recorrer ao STF.
O motivo do encerramento da parceria de 50 anos, justificado pela Globo, seria a condenação do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, por corrupção e lavagem de dinheiro. Collor é proprietário da Organização Arnon de Mello (OAM), cuja TV Gazeta é uma das empresas.
Em nota, a Rede Globo afirmou que a chegada da TV Asa Branca a Alagoas “reforça o compromisso da Globo em manter uma rede de afiliadas sólida, alinhada com os padrões de qualidade e cobertura que caracterizam sua atuação em todo o país, beneficiando o público e fortalecendo a presença da Globo no estado alagoano”.
Já o Grupo Asa Branca, por meio de comunicado oficial, afirmou o compromisso com “a informação de qualidade, com a valorização da cultura e com a força do povo alagoano” e reforçou querer “estar no dia a dia da sua família, conectando, inspirando e levando sempre o melhor do jornalismo e do entretenimento Globo”.
Além da TV, o grupo de comunicação reúne as rádios CBN Caruaru e CBN Recife, a Rádio Mix Recife, além do g1, ge e CNF. O conglomerado pertence ao pernambucano Inocêncio de Oliveira, como sócio majoritário, e a Vicente Jorge Espíndola, Geraldo Jorge e Abel Malta. Oliveira é médico e político brasileiro.





























