A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu, até 3 de julho, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de especialização lato sensu, oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). São 1.500 vagas, distribuídas em 14 polos presenciais de diferentes regiões de Alagoas. Os cursos fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As inscrições devem ser feitas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Podem concorrer candidatos com diploma de curso superior (em alguns casos, poderá ser exigida a formação em áreas específicas), ou concluintes do último semestre, com documentação comprobatória no ato da matrícula.
Estão disponíveis vagas para os cursos de Gestão Escolar; Educação em Direitos Humanos; Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão Sustentável no Manejo Integrado em Proteção de Plantas; Ensino de Geografia; Ensino de Ciências e Saúde Única; Ensino de Ciências – Ciência é 10; Educação Infantil; e Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica.
As aulas serão ofertadas na modalidade EaD, mas com momentos presenciais obrigatórios, a maioria aos sábados, que incluem encontros, atividades de laboratório, tutorias e avaliações. Os encontros ocorrerão no polo para o qual o candidato for selecionado.
As vagas estão organizadas em ampla concorrência e em diversas modalidades de ações afirmativas, incluindo reservas específicas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans, refugiados, assentados e servidores da própria Ufal.
Veja aqui o edital completo.