terça-feira, 8 de julho de 2025 – 05h05

Nova hidrovia do São Francisco vai escoar 5 milhões de toneladas do Sudeste ao Nordeste

Serão 1.371 km de extensão de cargas que vão de insumos agrícolas a bebidas e sal
Trecho do Rio São Francisco, em Alagoas - Foto: LulaCastelloBranco/NC

O Rio São Francisco terá uma nova hidrovia para transporte de cargas do Sudeste ao Nordeste do país. Os 1.371 km de extensão navegáveis vão aportar o trajeto de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com uma projeção de movimentar cinco milhões de toneladas, está previsto o transporte de insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. 

O projeto foi apresentado pelo governo federal na última sexta-feira (13). De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a hidrovia será estratégica para o desenvolvimento da região. Ele deve assinar a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia ainda em junho e, em sequência, o início dos estudos técnicos. Não foi divulgado o aporte financeiro para a realização das obras.

A execução da hidrovia será dividida em três etapas. Na primeira, as ações vão se concentrar em trecho de 604 quilômetros navegáveis, de Juazeiro a Petrolina, passando por Sobradinho (BA) e chegando a Ibotirama (BA). As cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA).

A segunda etapa abrangerá o trecho entre os municípios baianos de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, com 172 quilômetros navegáveis. Nessa extensão, haverá conexão, via malha ferroviária, até os Portos de Ilhéus (BA) e Aratu-Candeias. Já a terceira etapa aumentará a hidrovia em 670 quilômetros e ligará Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora.

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e sobe em direção à Região Nordeste. Nesse percurso ascendente, passa pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. São 505 municípios e mais 11,4 milhões de pessoas que se relacionam com as águas fluviais. A Bacia do Rio São Francisco possui 641 mil km² de área e representa cerca de 7,5% do território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também