Queridos Leitores,
Que semana hein? Ainda estou meio confusa com tudo e nessa confusão de censura, de arte e de liberdade de expressão esqueci que dia 05/06 completou 11 anos do lançamento do meu livro e foi um dia de muita emoção pois eu estava ali concretizando uma promessa que fiz, entre lágrimas, à minha irmãzinha que tinha partido que um dia eu ia escrever um livro sobre ela! E por falar nela, hoje, 07/06 o meu anjinho ‘faz’ 58 anos!

Pois bem, ano passado, quando voltei do Brasil eu estava extasiada de alegria, com o coração cheio de amor e toda energia para continuar escrevendo minhas aventuras e precisava de aventuras para poder escrever… rsrs e foi pensando nisso que comecei logo a procurar por aventuras!



Meu amigo google me conhece e, de cara, já mostrou uma exposição de esculturas no Kew Gardens por Marc Quinn, um britânico, artista visual que também completou 60 anos de idade ano passado! Suas esculturas de flores gigantes espalhadas por todo Kew Gardens embelezando ainda mais àquele lugar foi, fenomenal!



Como sempre eu me deleito com a beleza das coisas que vejo e sinto-me livre para expressar tal deleite. E é isso, o artista tem sua forma individual de se expressar, e ao público fica a opção de querer ver essa expressão ou não. Muitas formas de arte querem trazer leveza para a vida, enchendo os olhos de beleza, os ouvidos de lindas músicas, e tudo isso me faz sentir uma admiração por aquele artista que proporcionou tal proeza.



Quando estou fotografando penso sempre que através de minhas fotos possa mostrar a beleza que quero que as pessoas vejam. Quando um artista, em qualquer tipo de arte, coloca-se em exposição, em cima do palco, numa mostra ou até mesmo escrevendo um livro, ou poesias, vai haver sempre àqueles que não vão gostar, (e como sempre digo: Nem Jesus agradou a todos!) e tudo bem, mas calar um artista por tomar as dores de outras pessoas, sem essas nem se importarem com tamanha abobrinha, aí já é inversão de valores…



Lembro que em 2003 eu resolvi fazer uma surpresa em casa e um dia apareci, foi muito legal ver a felicidade de papai e mamãe! Antes de continuar, tenho que dizer que minha mãe tinha sido diagnosticada com mal de Parkinson quase 2 anos antes. Então ela no telefone com minha tia, contando a surpresa e de repente eu escuto: ‘pois é eu estou toda me tremendo aqui!’ Piada pronta, e olhe que eu não sou comediante, e assim que ela desligou o telefone fui conversar com ela. ‘Mãe, eu pensei que você já tremia, ouvi você dizendo a minha tia que você estava toda se tremendo’, aí ela começou a me explicar e quando olhou pra mim ela percebeu que eu tava zoando e caiu na gargalhada… depois eu disse pra ela: ‘Mãe, eu entendi o que você quis dizer e prometo que nunca mais faço você tremer mais!’ Ela me respondeu: ’é tão bom ter você aqui que me faz rir com suas besteiras o tempo todo!’



Estou preocupada com essa censura. Caso aconteça vou perder minha linha de comunicação com o meu país. Também fui censurada, causou muito stress, afetou minha saúde física e mental, mas continuo lutando e um dia sei que a justiça vai prevalecer. Não deixei de fazer minhas piadas sem graça, na verdade isso que aconteceu comigo me deu muitas oportunidades de eu melhorar como pessoa, como poeta, como maquiadora, como fotógrafa e até mesmo como pintora, só não me tornei melhor em fazer piadas mas nunca perdi o dom de rir de mim e rir comigo!



Então, sem mais delongas, expresso aqui com toda liberdade que tenho que devemos continuar rindo, pois quem tem esse dom não tem medo de nada nem de ninguém!

E nessa minha missão de trazer leveza para vida de vocês meus leitores queridos, deixo-os com as fotos, que contam outra estória, e a poesia!

Até a próxima!
Aída

A vida é uma arte,
Com toda liberdade,
Sendo o respirar uma parte,
Respeitando a verdade.
A arte de viver de arte,
É um debater constante,
Cada um com seu estandarte,
Cada qual confiante…
De que o riso é o seu sucesso,
E o aplauso uma benção,
A leveza é parte do processo,
De se ter liberdade de expressão!
Não podemos nos deixar calar!
Aída
06/06/25
Respostas de 16
Aída que maravilha de lugar,a expressão artística transpõe o real,conexão incrível com o jardim…obras de artes trazendo proporção e transcendência.. tudo lindo, realmente me impressionante…parabéns por fotografar tão bem…captando a essência do todo…uma instalação poética. Quando ais seus queridos pais fico feliz..você sempre trouxe para elas alegria e aconchego…sim seu anginho Adriana sempre com você…com certeza ela também reflete na arte…ela inspiração!!! Parabéns querida orquídea…Aída!!!!!
Obrigada Cris, vejo que meus escritos e fotos também trazem a poesia pra você! Fico feliz! 😘
Aída, quanta coisa linda! Adorei!
Foi realmente uma exposição linda… brigada Martha! 😘
Lindo, Aída! Os lugares e suas palavras sempre carregadas de emoção e significados. 👏🏻
Obrigada Claudia!
Essa colona é o que me deixa expor tudo isso! Volte sempre! 😘
Parabéns, querida Aída, você, como sempre, muito criativa e iluminanda!!!
Adorei as imagens e continue SIM exibindo este seu belíssimo sorriso!!!
Deus a abençoe!!! ❤😘💐
Obrigada Jeanne!
São as imagens que me inspiram! Vou sim continuar, meu coração bate para eu fazer isso! 😘
Sensacional 😍😍😍
Parabéns pelos 11 anos do seu livro 👏👏👏
Que Deus te abençoe e ilumine cada vez mais 🙌
Obrigada Bete querida! Ler um ‘sensacional ‘ no seu comentário já fez valer a pena ter escrito e continuar escrevendo! 😘
Aída do céu
Nossa!!!
Senti uma vibração, uma energia e um desejo sem tamanho em continuar escrevendo e contando as aventuras que você tanto ama. Que assim seja!
Parabéns em dose dupla para você no mês de junho, o livro e o niver da mana. No texto você escreveu 07/05.
Musiquinha pra comemorar o seu livro.
https://youtu.be/l36Z9kyn0wM?si=Gd_N6pOSJQyv_dZO
Querido Albino,
Fico feliz que você tenha sentido essa vibração… sim o niver dela foi ontem!
Num momento tão confuso em nosso país quis mostrar que a arte é assim você entra nela ou não…
Você foi testemunha de minha felicidade em comemorar meus 60 anos e 10 anos do meu livro!
Com a ajuda de Deus continuarei com esse meu cantinho falando de minhas aventuras!
Música mara… obrigada!
Aída
Na verdade, corrigindo o que eu queria escrever era: *senti que vem de dentro de você uma vibração, uma energia e um desejo sem tamanho de continuar escrevendo e contando as aventuras que você tanto ama*
Entendi seu comentário Albino, e são essas coisas que me fazem continuar! Obrigada de novo! 😘
Adorei as folhas e flores gigantes , lindas !
E nem pensar em deixar este cantinho que amamos visitar e nos encantar com as suas viagens e narrativas e suas sensacionais poesias 😘
Obrigada 🙏🏼 Elisa! Fico feliz que você gosta desse cantinho! Eu não quero sair, mas se a censura vier não sei como vai ser… volte sempre! 😘