Queridos Leitores,
Depois de muito pensar, e organizar minhas ideias eu resolvi que, vou fazer essa matéria como faço as outras, deixar fluir. Vocês devem estar se perguntando porque eu estou sendo tão cuidadosa com essa matéria especificamente, e a minha resposta é que a aventura que vou contar foi muito especial, e que me marcou profundamente, pelo lugar, pelas companhias e pela sensação de estar viva!



Tudo começou, por volta de um ano atrás, estava conversando com meu ex vizinho, que cresceu ali no Nubia comigo e meus primos e que hoje é um primo. Ele que sempre viaja no final do ano me convidou para irmos para a Noruega no começo de janeiro para ‘caçar’ a aurora boreal… eu de primeira disse não. Vou sair da geladeira para entrar no congelador, meio que desanimador… deixei pra lá, mas nem tanto assim, dias depois conversando com Núbia contei sobre o convite de Elton e sua esposa Ana Flávia, e ela, sem pestanejar disse: vá simbora… dias mais tarde, depois de ter pesquisado preços de voos entrei em contato com Elton e disse a ele que tinha mudado de ideia que toparia ir e precisava de todos os detalhes para marcar o vôo e o hotel e os passeios com o guia André Bonotto para caçar a aurora e conhecer a ilha de Senja no norte da Noruega.


Marquei tudo, me preparei com camadas térmicas para enfrentar o frio, e evitava ver a temperatura que ia enfrentar pois não queria desistir. Muita gente diz que neve é legal, blá blá blá, também acho se não tivesse que trabalhar, fazer compras e outras coisas do dia a dia num lugar como Londres. E as quedas? Quantas eu já levei, por que gelo escorrega mais que sabão! Porém nada seria pior do que o ano que estava acabando, porque em 2023 eu sofri um injustiça tão grande que me tirou a vontade de viver, e só em decidir que iria embarcar nessa parece que foi a virada do ‘botão de morta-viva para viva!’



Normalmente no dia 02 de Janeiro eu saio de casa para fotografar, depois de ir na missa para homenagear meu irmão, mas porque iria fazer essa aventura no gelo, resolvi ficar em casa e declamar uma poesia, na frente das câmeras para homenageá-lo, e pela primeira vez eu ia tornar essa homenagem pública aqui na minha humilde coluna! (Quem quiser ver meu mico click nesse link)


Chegou o dia, já tinha organizado de deixar meu carro no aeroporto, e lá fui eu… chegando em Oslo, me encontrei com Elton e Ana Flávia e fomos direto para o avião para Bardufoss e de lá pegaríamos um ônibus para Finsness a cidade que fica mais perto da ilha de Senja. Fizemos o check-in no hotel e saímos para dar uma ‘caminhada’ nos arredores e procurar um restaurante para jantar. Vou dizer, quem sabe andar na neve é pinguim e andar como pinguim demora pra caramba… rsrs.


Antes de sairmos do hotel conhecemos o guia, pois ele veio buscar uns passageiros para fazer a caçada naquela noite, e logo de primeira adoramos ele, um gaúcho, cheio de energia e que a gente via que ele fazia aquilo por amor, para mostrar aos outros a mágica que ele vivenciava na terra da frozen! Eu já vinha me sentindo melhor desde o dia da decisão de ir, e estar ali, conhecendo o André, dando risadas junto com Elton e Ana Flávia foi de um impacto tão grande que me transformou mais ainda e eu sabia que aquela viagem era o começo dos bons presságios para o ano de 2024, pois ele seria a minha grande virada!


Nós 3 estávamos muito cheios de expectativas para ver a aurora , mas Elton era o mais ansioso. Ele sabia tudo sobre o lugar, tudo sobre as melhores condições de ver a aurora, e com tudo esse conhecimento impressionou o André que o chamou para trabalhar lá com ele! Quando alguém fazia alguma pergunta que o André não sabia, ele perguntava a Elton que tinha a resposta na ponta da língua… muito engraçado!


Chegamos em Bardufoss e a temperatura estava -30C, isso mesmo menos trinta, mas vou dizer, depois de uma certa temperatura a pessoa nem sente mais o quão frio estava, ou isso ou eu estava ‘dormente’… rsrs


Foram 4 dias que pareceu um mês e vou ter que separar em várias partes, pois o lugar era incrível, a felicidade de estar ali não tinha preço e o mais importante, a aventura que foi o começo de eu voltar a ser eu!


Fiquem com as fotos, o vídeo e poesia!
Até a Próxima!
Aída

Foi o frio que me trouxe de volta,
Foi o frio que me despertou,
Foi ele que esfriou a revolta,
Foi ele que me consolou!
Com ele ficamos mais devagar,
E também anestesia a dor,
Tudo fica azul com o céu a brilhar,
Mas na verdade ele exala calor !
Aída
08/11/24






























Respostas de 22
Que maravilha Aída…uma aventura fria,mas quente de alegria, amigos queridos…caçando uma magnífica magia…Aurora boreal…um encanto…tudo valeu…até chegar lá…a incrível neve que aqueceu a curiosidade do belo…a busca valeu …e o esforço fica quente na jornada da vida…um mistério lá no alto…impossível de pegar…mas incrivelmente visível aos olhos…principalmente os do coração…parabéns menina das neves…tinha uma música…eternizada…o anjo gaúcho que virou a aurora toda…parabéns!!!!
Obrigada Cris! Acho que a felicidade de estar ali, foi muito grande e realmente isso nos esquentava! Fique de olho que tudo será revelado…. Amanhã tem mais! 😘
Oh, Aida! Sou suspeita para falar, mas adorei essa matéria! Fico muito feliz em saber que eu e o Elton, ao te convidarmos para essa aventura, conseguimos te proporcionar essa experiência maravilhosa. Sua companhia fez toda a diferença, tornando o passeio ainda mais divertido. Amei cada momento!
Obrigada Ana! Foi sim uma experiência e tanto… tudo perfeito, e vou ficar calada sobre o resto pra não tirar o suspense… 😂 😘
Adorei essa matéria.
As fotografias ficaram maravilhosas!
Elton e Ana sejam sempre bem vindos há Europa! Aventureiros como são eu sei que viram mais vezes!
Que matéria extraordinária! Vi tudinho e me divertir bastante com a escrita.
Já quero mais! 🌻
Seja muito bem vinda a esse meu mundo de poesia Thaysa! Convido a ler outras matérias anteriores e sim, terá mais sobre essa viagem maravilhosa! Muito obrigada e volte sempre! 😘