Na Terra do planeta água, habitam sereias de prata no Maceió, serenas e cativas do luar que prateado deita os manguezais no berço de lodos movediços das páginas lagunares, levitando raízes gaiteiras, risophoras e bebedoras do salobro.
Por ser março das mulheres, musas, únicas, melhores, músicas, matronais e madrigais. Ergam-se taças e copazios, estimados e fiéis leitores, um brinde ao suporte feminino de todas as existências!
Lógico que sim! Outro brinde! A todas sutilezas das sensações táteis. Dos afagos, dos sopros, dos mergulhos. Da fonte que jorra, à sofreguidão do ato de beber. É água mãe da terra. Solos férteis, seios fartos. Minador. Fonte. Olho d’água. Fluídos vitais.
Todo Rio é uma ladeira.
Área lindeira.
Mata marginal ciliar do olho que vê, pisca, foca e cerra. Encerra em todo peito varonil. Peitoral ou peitoril para vestir ou recostar. Costa do morno Atlântico. Domingo é dia de praia. Feriado nacional é que nem domingo. Ingo é Dom.
Beber água mãos em concha. Pura água na folha. Gota de orvalho que reluz. Arco íris no infinito. Traço de um Deus Arquiteto.
Águas de março. Outonal estação. Parábola na cacimba, Quizomba no poço, jarra de cristal. Coco, água de coco. Gelo de água de coco. Suor. Lágrimas. Exudação. Colorido sabor. Chove chuva.
Canto meu canto. Meu canto é mesmo muito encantado. Minha linda aldeia cresceu englobando arrabaldes aos tragos rápidos e vorazes, enquanto foi sendo tragada, sorvida aos poucos pela sobreposição de culturas, gostos e modismos. O mythillus o que é? E a Cambona é a quebrada? A Maceió profunda ainda existe, habita poucos entre suas centenas de milhares de moradores. A metrópole que não tem um milhão de residentes, recebe significativo contributo populacional e flutuante diariamente: são os munícipes oriundos de todo o interior, litoral, agreste, mata e sertão do Estado Das Alagoas. Contingente expressivo em busca de serviços, atendimentos, hospitais, profissionais qualificados, compras, aulas, diversão, passeios e mergulhos.
Somados aos visitantes turistas em pacotes turísticos ou avulsos, emigrados e familiares. Minha taba cresce, a olhos vistos se adensa.
E equilíbrio? Talvez se dê nas viradas, nas cavadas, no corte para trás, nas batidas, nos tubos e 360°, na flutuação e na remada para voltar a fazer tudo novamente e de novo nas encrespadas ondas da vida. Em cima da prancha caminhando sobre as águas.
Depois, a cioba, cavala, galo do alto ou o serra. Postas de arabaiana e siri de coral. Caldo de cana, água de coco refresco de cajá ou de caju. Para repor as forças, o caldinho de peixe, maçunim ou camarão. A sopinha da ceia cotidiana.
A passagem tão estreita e necessária de nós para nós mesmos. As reflexões pertinentes gerando mudanças melhores. Nesta Semana Santa do Domingo de Ramos que passou até a Páscoa no domingo vindouro. Estamos no outono em busca da renovação. FELIZ PÁSCOA, mui queridos urbaNAUTAS! DEUS CONVOSCO!
Maceió, Das Alagoas,
terça feira, 26 de março de 2024
Ensaio dedicado aos aniversariantes de março:
Alex Teixeira Barbosa (02); Roberto Correia Farias, Paula Farias (09); Kleyner Leão (10); Felipe Camelo (11); Rosa Fireman Costa (14); Daniel Costa, Helena Arroxelas Costa, Jarsen Arroxelas Costa (15); Mário Teixeira Cavalcante, Walter Lima, Rodrigo Leão Brandão (16); Nilda Leão, Robertta Albuquerque (17); Vânia Arroxelas Costa (18); Afrânio Lages Neto, Heloísa Farias Gouveia, Maria José Barros de Britto (19); Guilherme Farias (20); Eduardo Lima (22); Ana Paula Lima, José Hamilton Soriano, Rafael Farias (23); Tito Mendes, Camila Moura (24); Luiz Carlos Santana, Marcos Vieira, Kelly Pepeu Marques (25); Luzia Maia, Walgra Mello (26); Andréa Carmo, Andressa Farias Mello, José Risco, Guilherme Marinho Lemos, Jaime Moraes Farias, Janaína Cortez, Marilda Porto Cunha, Philipe Frazão, Valéria Camerino, RCF (27); Felipe Leão Brandão (28); Alfredo Barbosa, Carmem Wanderley, Rosemeiry Góes, Semeão Rufino (30); Rafael Costa Sampaio, Sávio Almeida (31); votos de gratidão, muita saúde, alegrias e muitos anos de vida! Como sempre gostou de dizer tio Mário:
– “Esse pessoal de março é formidável!”
Fotos: Eduardo Rocha
RCF
Rogatto
Tulio Fireman
Texto: RCF
Respostas de 4
Ontem li essa crônica, que espelhou o que vejo quando volto para minha ‘taba’! O crescimento, porém fica a nostalgia de sabores, de lugares e da fluidez do surfista dominando a onda! Não comentei ontem pois queria dar meus parabéns 🎊🎈🎉🍾 que na data de hoje me ‘pega’ na idade, mas que nessa corrida da vida estaremos sempre de mãos dadas nos apoiando em nossos sonhos e projetos! Ter você em minha vida me torna uma pessoa melhor e mais sabida… amo você 🥰 do fundo do meu coração! 🥰 e como dizia um colunista carioca que esqueci o nome: ‘ e ademan que eu vou em frente’! (Esse é o nosso lema, ir em frente). Feliz aniversário 🎉🎈🎁🎊🎂 Robertinho, que Deus continue abençoando você com muitos sonhos, muitas realizações e saúde! 😘
Aída, sempre e muito querida!
Fico tão pleno de entusiasmo quando sinto vossa presença, em seus escritos na coluna “Poeta Visual”, nas suas respostas aos leitores e em seus generosos comentários por aqui.
Amiga da vida e amiga dádiva! Muito me honra ter você, perto e longe, na distância conferida pelo fuso horário, na proximidade da conversa pelo celular. Compartilhamos a nossa cidade, nossa época e mais ainda que a era, as ideias que nos encontram. Amo você e muito agradeço a Deus por ter a vossa amizade. Amizade em excelência.
Seu card de aniversário me faz bem feliz. Bjo bem grandão!
P.S. o colunista é Ibrahim Sued.
Semana Santa… do Senhor sendo recebido e aclamado, ao martírio em nosso favor. Favor imerecido, mas suportado e concedido para a salvação dos pecadores… Aqui, RCF coloca em contexto as águas de Março, nossa cultura e gastronomia tão variada, saborosa, nutritiva… divagando nos dias quentes e o prazer de se banhar no mar, flutuar entre cavadas, batidas e tubos… em outros tempos distração, hoje, profissão das mais rentáveis por sinal. A Deus toda honra e glória por nos permitir vivenciar tudo isto 🙌🙌. Gratidão sem fim… Ele é misericordioso.
Eduardo Rocha; bençãos e Graças!
Obrigado Senhor por nos permitir.
A você, estimado amigo, meu muito obrigado pelo auxílio luxuoso que vossas imagens conferem aos nossos escritos.
Feliz Páscoa!