sexta-feira, 26 de junho de 2026 – 22h24

URBANISMO TÁTICO II

Foto: Roberto C Farias

O Centro da cidade de Maceió pode ter através de inúmeras contextualizações em seu uso, à rigor, atividades significativas e de trabalho que tragam no bojo das invenções, a inovação como mote, e mais que isso, o poder inerente de aglutinar pessoas e tribos.

Foto: Roberto C Farias

Ao reforçar com comunicação e imagens, datas, efemérides e outros registros, as denominações da Ruas do comércio devem envolver, provocar, informar e sobretudo dar voz a importância que os vultos tiveram quando receberam a homenagem para referenciar cada logradouro. É pelo nome que somos chamados e é por ele que atendemos. Prezados leitores, nesse gesto que nos remete a lista de chamada da sala de aula, saudamos os mestres professores que imprimiram o saber em nossas vidas; parabéns aos professores das Alagoas !

Foto: Roberto C Farias

Sugerimos aqui, que o estado de conservação das fachadas antigas sejam no Centro, premiadas anualmente. Se com honra ao mérito, se com abatimentos no IPTU, cabe a municipalidade entender e transferir. Placas explicativas bem elaboradas e testemunhais devem ser afixadas nesses belíssimos exemplares de nossa antiga arquitetura. Antiga e patrimonial. Colaborando sobretudo com a manutenção do cenário e ambiência que são bem conduzidos na realização do turismo consistente dos valores afetivos e de suas transmissões e transferências sentimentais.

Foto: Roberto C Farias

A este cenário idealizado, cujo desenho de nossas arquigrafias otimizadas poderá conduzir belas harmonizações entre espaço e pessoas, causando repercussões atraentes e duradouras no intuito maior de promover e perdurar a identidade do local, seja em busca da oferta de passageiros prazeres e lembranças, seja afixando no cerne do indivíduo a certeza de sua procura pessoal, seja favorecendo a solidariedade de grupos que se agregam temporariamente por um objetivo coletivo comum.

Foto: Roberto C Farias

A atmosferas assim assistidas, pode-se amigos urbaNAUTAS, levar com apreço o estímulo para que artistas únicos ocupem-se de chamar a atenção dos transeuntes, com performances ou críticas sociais, ou ainda apenas fingindo ignorar o entorno que lhe devolve em atenção a curiosa expectativa sentida quando observamos a novidade. O que para nós é novidade.

Foto: Roberto C Farias

A música, tal qual os perfumes, também tem a capacidade de trazer captura a todos os tipos de atenções e gostos. Deitando mágica ambiência que permite fluir o melhor de cada ser humano em breves instantes. É impressionante como isso acontece com nós, agradáveis leitores. E nesse transporte que parece não sair do lugar, o tempo sem parada passa, repassa e nos transpassa. Música, maestro!

Foto: Roberto C Farias

No último sábado, este próximo, que passou. Nossos miradores que são capazes de ofertar uma brilhante mirada do Centro, encheram-se de pessoas, de amizades, de famílias, de interação com a finalidade de observação do eclipse. Esse fenômeno sozinho e só ele foi autor de uma façanha que fechou ruas e lotou espaços, os mirantes voltaram a ser palco para exuberante platéia. Deu um ânimo a mais poder ver que acontecimentos bons e curiosos são promotores dos encontros solidários. Essa constatação poderá nos apontar caminhos maravilhosos a serem percorridos com gentilezas urbanas e táticas acolhedoras bem adequadas adotadas, e que boas sensações são possíveis experienciar.

Foto: Roberto C Farias

Deste modo recomendamos que todos sejam e estejam bem preparados para a próxima temporada de cajus e castanhas que parece ter sido iniciada. É possível que nossos ancestrais Caetés, além da farinha da castanha que garantia energia na escassez, por isso muito disputadas, também souberam sorver com alegria festiva o saboroso vinho dos maduros cajus.

Maceió das Alagoas,
terça feira, 17 de outubro de 2023

RCF.
Texto e fotos

Respostas de 5

  1. Mais uma vez arrasou com essa viagem na maquina do tempo que são os prédios antigos do centro… temos que continuar espalhando essas ideias pra que elas tornem-se realidade! Parabéns por mais uma viagem no tempo e na historia! Fiquei feliz de rever o prédio onde fiz muitas aulas de ballet! 😘

  2. Eduardo, concordo plenamente contigo! A história somos nós que fazemos ao protagonizar o nosso cotidiano de trabalhos que fortalecem nosso conhecimento.
    Saudação forte pelas valiosas contribuições. Amigo e distinto urbaNAUTA, daqui o nosso fraterno abraço.

  3. Verdadeiramente, nosso centro tem pontos de extrema beleza, e que nos reporta a tempos passados. Como o colunista nos alerta, precisa -se de uma maior atenção das autoridades competentes, a fim de que não se deteriore mais ainda uma história contada a olhos vivos… se vc quer um passeio agradável e esclarecedor, viaje num fim de tarde desses, pelo Centro de Maceió; e em meio ao contexto atual, se abasteça de informações para transmitir à uma próxima geração. A história não acabou ainda…

    1. Eduardo, concordo plenamente contigo! A história somos nós que fazemos ao protagonizar o nosso cotidiano de trabalhos que fortalecem nosso conhecimento.
      Saudação forte pelas valiosas contribuições. Amigo e distinto urbaNAUTA, daqui o nosso fraterno abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também