O Lar São Vicente de Paulo, instituição de longa permanência da pessoa idosa, recebe nesta terça-feira (27) a 9ª edição do projeto “Adote um Idoso”. A ação visa aproximar gerações, unindo estudantes da rede pública de ensino a idosos para uma tarde de música e contação de história.
Promovido pelo Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), como extensão da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o evento promove a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos afetivos.
A programação incluiu a apresentação da Banda do Lar, o coral Grupo Educanto e sessões de contação de histórias, com Tia Miroca e Márcia de Assis. Para Mira Dantas, supervisora da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, a iniciativa reflete o papel social da leitura e da escuta.
“Adotar um idoso é também adotar uma história que não pode se perder. Os estudantes saem tocados, os idosos se sentem vistos. Essa é a beleza do projeto. Ele não leva só livros, leva presença, afeto e humanidade”, destacou.
A Graciliano Ramos, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), abriga mais de 75 mil livros, entre romances, livros acadêmicos, periódicos, gibis infantis, volumes em braile, audiolivros e exemplares de autores alagoanos à obras raras. A biblioteca, que completa 160 anos em junho, desenvolve projetos sociais e culturais.