quinta-feira, 13 de novembro de 2025 – 03h10

Cidadão MutuM e Coletivo AfroCaeté celebram música em apresentação antológica

Show ‘Da Lama ao Caeté’ acontece sábado (26), a partir das 18h, na sede do coletivo em Jaraguá, Maceió
Foto: Divulgação

Maceió vai se transformar em palco de resistência e potência nordestina. A banda Cidadão MutuM se une ao Coletivo AfroCaeté para apresentar o show “Da Lama ao Caeté”, uma celebração que conecta o legado dos homens-caranguejo, do movimento manguebeat, à pulsante ancestralidade afro-indígena das Alagoas. O encontro acontece no sábado (26), a partir das 18h, na sede do coletivo, no bairro de Jaraguá. 

A apresentação mergulha no emblemático álbum “Da Lama ao Caos”, de Chico Science & Nação Zumbi, que completou 30 anos em 2024. A homenagem reverbera os tambores do maracatu e a poesia urbana, que marcou a geração da década de 1990. Com cerca de duas horas de duração, o público vai conferir ainda a manifestação do “Boi Metalizado” – projeto autoral da Cidadão MutuM, que funde rock nordestino com elementos do Bumba Meu Boi alagoano e resulta numa explosão de som, ritmo e tradição.

A parceria com o Coletivo AfroCaeté nasceu de um reconhecimento mútuo entre artistas que compartilham o compromisso com a cultura popular alagoana. Para Letícia Sant’Ana, regente do coletivo, o encontro é mais que simbólico. “Fazemos maracatu como um movimento artístico múltiplo, de valorização da cena local e denúncia social. Então, nesse contexto, o manguebeat sempre foi uma inspiração. Celebrá-lo na nossa sede será muito especial e potente!”, afirma.

A programação do evento vai além do palco. Antes do show, às 17h, o público poderá participar de oficinas gratuitas de pandeiro e percussão, com Renault Guimarães e Mestre Dalmo de Almeida, integrantes da MutuM. As atividades fazem parte das ações formativas contínuas do Coletivo AfroCaeté, que reafirmam a identidade musical e fortalecem a parceria.

“Desde a nossa estreia com casa cheia, o público pediu bis. Prometemos voltar com o Especial Chico e Nação, mas não imaginávamos que seria tão rápido e com uma parceria tão potente como o AfroCaeté. É uma honra pra gente”, celebra Beto Brasil, baixista e fundador da Cidadão MutuM.

Serviço

O quê: Show “Da Lama ao Caeté”

Quem: Cidadão MutuM e Coletivo AfroCaeté – Especial Chico Science & Nação Zumbi

Quando: Sábado, 26 de julho, a partir das 18h

Onde: Sede do Coletivo AfroCaeté, Rua Rocha Cavalcante, nº 142, bairro de Jaraguá, Maceió 

Como: Ingressos (https://www.instagram.com/cidadaomutum/)

Quanto: R$ 40 (3º lote)

Programação

17h – Conversa com Pandeiro, com Renault Guimarães e Mestre Dalmo de Oiliveira

18h – Apresentação Coletivo AfroCaeté

20h – Show “Da Lama ao Caeté”, Especial Chico Science & Nação Zumbi, com Cidadão MutuM e Coletivo AfroCaeté, e Projeto Boi Metalizado

Sobre a Cidadão MutuM

 O embrião do projeto foi idealizado por Beto Brasil, músico carioca radicado em Alagoas, que sentiu nas noites da capital um apelo nostálgico pelos batuques e manifestos da lendária banda pernambucana. A proposta de montar um tributo foi prontamente abraçada pelos parceiros de palco, e assim nasceu a Cidadão MutuM.

 Na busca por um nome e uma identidade visual, o grupo se voltou para a fauna alagoana e encontrou no mutum, ave-símbolo do estado, a metáfora perfeita: rara, imponente e em extinção. Nascia não apenas uma banda, mas um símbolo de resistência sonora e da arte alagoana.

O show de estreia, Especial Chico Science e Nação Zumbi, prometeu o que cumpriu: conseguiu reconectar o público às raízes do Manguebeat, revisitando a discografia que moldou os anos 90 com tambores, guitarras e poesia urbana. O repertório passeou por clássicos dos álbuns Da Lama ao Caos e Afrociberdelia – os dois únicos discos gravados com Chico Science, ambos premiados com disco de ouro e recheados de participações de peso, como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor.

Composta por Allan da Costa (vocal), Beto Brasil (baixo), Darlan Gabriel (guitarra), Léo Monteiro (bateria), Renault Guimarães e Dalmo Santos (percussão), a Cidadão MutuM já está finalizando os ensaios de preparação para o show. “É uma banda que já nasce madura, com músicos experientes e apaixonados pelo legado de Chico Science e Nação Zumbi”, afirma Brasil.

Contatos

Assessoria de Comunicação e Imprensa: Isadora Monteiro (21) 98383-5914 / [email protected]

Beto Brasil: (21) 99170-8561 / [email protected]

Instagram: @cidadaomutum / [email protected]

*Com informações da Assessoria da Cidadão MutuM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também