segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – 01h34

Luto na cultura alagoana: morre Xameguinho do Acordeon aos 62 anos

Ícone do forró foi vítima de ataque cardíaco fulminante
Xameguinho do Acordeon - Foto: LulaCastelloBranco/NC

Faleceu, nesta segunda-feira (30), aos 62 anos, o cantor e compositor alagoano, Sebastião José Ferreira Maximíno, o Xameguinho do Acordeon, um dos maiores nomes do forró de Alagoas. O músico foi vítima de um ataque cardíaco fulminante, em sua casa, localizada na parte alta da capital do estado. O velório ocorre a partir das 15h. O enterro será realizado na terça-feira (1º), às 9h, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

Xameguinho dedicou a sua vida à música, levando a sonoridade do forró alagoano aos quatro cantos do estado. Natural do município de Atalaia, radicado em Maceió, o forrozeiro começou a tocar sanfona aos 12 anos de idade. Desde então, construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas da música alagoana. 

Foram mais de 50 anos voltados ao forró, marcando presença em festas populares, palcos históricos e importantes festivais dentro e fora de Alagoas. Ao longo de décadas de carreira, conquistou o público com canções que celebravam o cotidiano, o amor e as raízes culturais de Alagoas. 

A Associação dos Forrozeiros de Alagoas soltou Nota de Pesar. “Com nossos corações enlutados comunicamos o falecimento do Mestre do Acordeon Sebastião Ferreira Maximino (Xameguinho do Acordeon). Uma grande perda para a família forrozeira”.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Myriel Neto, lamentou a perda. “Xameguinho representava a alma do forró alagoano. Sua música, sua alegria e seu talento marcaram gerações e ajudaram a construir a identidade cultural da nossa cidade. Maceió se despede hoje de um mestre, mas seu legado será eterno.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também