quarta-feira, 18 de junho de 2025 – 00h00

Praia do Francês é a 1ª do Nordeste a receber título de Reserva Nacional do Surf

Litoral atende a quatro critérios fundamentais de avaliação
Foto: CapaceteLaranja/ReservasDeSurf

A Praia do Francês, no litoral sul de Alagoas, receberá o título de Reserva Nacional de Surf, a primeira da região Nordeste. A cerimônia ocorrerá no dia 2 de junho, a partir das 16h30. Mas os festejos têm início desde a sexta-feira (30), com oficinas, eventos de conscientização ambiental e muito surfe. Após a titulação e a inauguração do totem oficial, um arraial junino aguarda os amantes de um dos belos litorais de Alagoas, na Vila dos Pescadores.

Para ser titulada como uma reserva, a praia precisa atender a quatro critérios fundamentais: a existência de uma onda icônica, ter uma história consolidada com o surfe na região, apresentar características socioecológicas relevantes e ter um forte engajamento comunitário e potencial de governança local.

A iniciativa da candidatura veio da professora Rusiene de Almeida, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A docente soube da chamada pública do Instituto Aprender Ecologia, que tinha o objetivo de formar a Rede Nacional de Reservas de Surf, consolidando o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS).

Foto: ThiagoLaion/ReservasDeSurf

Almeida se dedicou ao processo de inscrição. O formulário foi preenchido com o intuito de valorizar todos os aspectos do local. A praia do Francês foi selecionada em primeiro lugar, junto a Itamambuca (SP). Também foram escolhidas as praias de Regência (ES) e Moçambique (SC). Todas elas formam o primeiro ciclo de Reservas Nacionais de Surf no Brasil.

“Ser a primeira praia do Nordeste a receber esse reconhecimento nos enche de orgulho. E lança um novo olhar sobre o território, valorizando não apenas suas ondas icônicas, mas também os ecossistemas que a sustentam. Fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho dos moradores com praia, incentivando o cuidado e a valorização da natureza que nos cerca”, avaliou.

As atividades dos quatro dias de comemoração serão iniciadas às 5h30, com a prática da atividade esportiva. A partir das 8h, estão previstas a realização de reuniões e oficinas. O encerramento diário deve ocorrer às 16h. Com a presença da equipe técnica do Instituto Aprender Ecologia, será construído, de forma coletiva, o Plano de Gestão da Reserva. O documento terá validade de dois anos e servirá de base para futuras reavaliações.

*Com informações da Ufal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também