O projeto socioeducativo e cultural desenvolvido pelo contramestre China, do Instituto Acauã Brasil, busca fortalecer a cidadania na base da capoeira. A aulas gratuitas, com vagas disponíveis, estão abertas a pessoas de todas as idades, de qualquer bairro de Maceió. Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30, na quadra do Instituto Crescer Cidadão, no bairro da Ponta Grossa, em Maceió. O Instituto Acauã Brasil foi fundado pelo mestre Bode.
Hoje, cerca de 30 alunos fazem parte do projeto, que tem disponibilidade de até 100 vagas. Mais de 80 pessoas já passaram pela formação. Há 25 anos envolvido em projetos ligados à capoeira, o contramestre China explica o principal objetivo das aulas. “A gente tá batalhando. Independente se a gente tem apoio, se não tem, a gente tá aí, na caminhada, formando cidadãos. O objetivo do nosso projeto é formar cidadãos, boas pessoas, que venham da parte alta ou da parte baixa, que a gente faça as coisas acontecerem por um caminho bom”, disse ele.
O contramestre explica o papel da capoeira no processo de formação cidadã. “Eu tenho alunos que os pais relataram, que eles não tinha controle em casa, não se comportavam. Quando eles entraram na capoeira, já foi mudando o jeito de ser, já foram interagindo melhor, ajudando. É gratificante quando a gente ver a mãe, o pai, trazer seu filho pra capoeira e depois trazer a resposta que a criança mudou, o adolescente mudou. Não é muito fácil, mas a gente tenta manter os 50%, que ele siga a meta, que a gente pede no nosso treino”, afirmou.
O projeto é apoiado pela diretora do Instituto Crescer Cidadão, Sheyla Rocha. Para fazer parte do projeto, entre em contato pelo número de whatsapp (82) 99170-7300, ou perfil @contramestre_china_oficial, na rede Instagram.