O grupo Reviver venceu o 4º Festival Municipal de Cocos de Roda de Maceió 2025. A vitória, anunciada na noite de segunda-feira (16), pela Liga dos Cocos de Roda de Alagoas, veio como reconhecimento de uma apresentação que uniu tradição, memória e afeto. O Reviver celebra 25 anos de história na cultura alagoana.
O grupo emocionou o público ao apresentar o tema “Simplesmente Rosas”, uma homenagem à matriarca da agremiação, Dona Rosiana, que há mais de 25 anos costura as histórias do Reviver, e à mestra Rosália, referência do coco em Alagoas. Com a nota 49,9, o desempate ocorreu justamente no quesito “figurino”.
A apresentação também foi um tributo ao tradicional bairro de Bebedouro, terra de diversos mestres da cultura popular. Hoje, a região é profundamente marcada pelo impacto no solo da mineração da petroquímica Braskem, que ocasionou a expulsão de famílias e a derrubada de casas e edificações.
“Receber o anúncio da vitória foi um alívio e a confirmação de um trabalho árduo, feito com carinho. Representar Bebedouro é uma responsabilidade, e essa vitória é também um grito de resistência. É de um povo que, mesmo diante das dores, escolhe lutar com cultura, com beleza, com esperança”, disse emocionado o presidente do grupo, Roberto Calheiros.

A preparação para a apresentação começou em dezembro de 2024. A escolha do tema surgiu de forma íntima e espontânea. “Um amigo comentou que minha mãe já estava costurando menos. Naquele momento, eu entendi. Era hora de homenageá-la. Dona Rosiana costura com a gente há mais de 25 anos. Ela veste o nosso grupo com amor”, contou Calheiros.
O segundo lugar do festival ficou com o grupo Babaçu, que também alcançou 49,9 pontos, mas perdeu no critério de desempate. Em terceiro, veio o grupo Tentação, com 49,7 pontos, também decidido no figurino. O grupo Reis do Cangaço contemplou a quarta colocação, com os mesmos 49,7 pontos, mas ficou atrás no critério de coreografia. Logo após vieram Paixão Nordestina, com 49,7; Los Coquitos, com 49,6; e Evolução, com 48,9 pontos
Em Alagoas, um mapeamento realizado pelo Coletivo Jaraguá identificou 71 grupos e mestres de coco de roda, destes 53 permanecem em atividade. Em formato de concurso, o evento reúne os grupos da capital, em cinco dias de apresentações. Este ano, o evento recebeu 17 grupos. Sete deles se classificaram para a grande final. O concurso integra o São João Massayó 2025.