terça-feira, 8 de julho de 2025 – 04h57

Maceió vai sediar III Workshop Internacional Jumentos do Brasil

Equinos se encontram em risco iminente de extinção no país
Os jumentos são fundamentais no desenvolvimento das áreas rurais do Brasil - Foto: LulaCastelloBranco/NC

Maceió vai sediar o III Workshop Internacional Jumentos do Brasil. Com o tema “Futuro Sustentável”, o evento tem início nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo sábado (28), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. O encontro tem o objetivo discutir estratégias para a valorização, conservação e proteção dos equinos. Espécie fundamental nas comunidades rurais brasileiras, os jumentos se encontram em risco iminente de extinção no país. 

Numa iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA/Ufal) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi/Ufal), o workshop vai reunir especialistas, pesquisadores, representantes de organizações públicas e privadas e defensores da causa animal de diversas partes do Brasil e do mundo. 

A programação propõe um espaço de diálogo e troca de experiências para enfrentar os desafios que envolvem a preservação e o bem-estar dos jumentos no contexto contemporâneo. O encontro destaca a importância desses animais – que hoje enfrentam problemas como abandono, maus-tratos e exploração comercial – para a cultura e a subsistência em áreas do semiárido nordestino.

Os debates serão iniciados na plenária Futuro Sustentável dos Jumentos, com palestras de especialistas nacionais e internacionais. Entre os temas abordados, estão o impacto das políticas públicas sobre comunidades que utilizam jumentos, a importância desses animais no acesso à água em regiões vulneráveis, além de questões técnicas como nutrição e doenças metabólicas dos equídeos.

O segundo dia será dividido em duas plenárias: uma terá foco em abordagens clínicas, discutindo doenças infecciosas, uso de próteses em equídeos amputados e desafios sanitários enfrentados, como o mormo. Já a plenária Bem-estar e Conservação de Jumentos abordará aspectos legais, éticos e econômicos do abate de jumentos, ações de conservação de raças autóctones e estratégias de inserção dos animais no comércio global.

O evento contará com mesas-redondas sobre políticas públicas e comércio internacional, temas-chave destacados nos artigos da Ufal que discutem a exportação para a China e o risco de extinção da espécie no Brasil. Também haverá sessões práticas sobre pesquisas inovadoras em sanidade, bem-estar e manejo conduzidas por pesquisadores da Ufal, USP, Ufba e parceiros internacionais. As oficinas serão realizadas no Polo da Ufal de Viçosa, na Fazenda São Luís.

Confira a programação completa no Instagram oficial do evento @jumentosdobrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também