Maceió vai sediar o III Workshop Internacional Jumentos do Brasil. Com o tema “Futuro Sustentável”, o evento tem início nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo sábado (28), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. O encontro tem o objetivo discutir estratégias para a valorização, conservação e proteção dos equinos. Espécie fundamental nas comunidades rurais brasileiras, os jumentos se encontram em risco iminente de extinção no país.
Numa iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA/Ufal) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi/Ufal), o workshop vai reunir especialistas, pesquisadores, representantes de organizações públicas e privadas e defensores da causa animal de diversas partes do Brasil e do mundo.
A programação propõe um espaço de diálogo e troca de experiências para enfrentar os desafios que envolvem a preservação e o bem-estar dos jumentos no contexto contemporâneo. O encontro destaca a importância desses animais – que hoje enfrentam problemas como abandono, maus-tratos e exploração comercial – para a cultura e a subsistência em áreas do semiárido nordestino.
Os debates serão iniciados na plenária Futuro Sustentável dos Jumentos, com palestras de especialistas nacionais e internacionais. Entre os temas abordados, estão o impacto das políticas públicas sobre comunidades que utilizam jumentos, a importância desses animais no acesso à água em regiões vulneráveis, além de questões técnicas como nutrição e doenças metabólicas dos equídeos.
O segundo dia será dividido em duas plenárias: uma terá foco em abordagens clínicas, discutindo doenças infecciosas, uso de próteses em equídeos amputados e desafios sanitários enfrentados, como o mormo. Já a plenária Bem-estar e Conservação de Jumentos abordará aspectos legais, éticos e econômicos do abate de jumentos, ações de conservação de raças autóctones e estratégias de inserção dos animais no comércio global.
O evento contará com mesas-redondas sobre políticas públicas e comércio internacional, temas-chave destacados nos artigos da Ufal que discutem a exportação para a China e o risco de extinção da espécie no Brasil. Também haverá sessões práticas sobre pesquisas inovadoras em sanidade, bem-estar e manejo conduzidas por pesquisadores da Ufal, USP, Ufba e parceiros internacionais. As oficinas serão realizadas no Polo da Ufal de Viçosa, na Fazenda São Luís.
Confira a programação completa no Instagram oficial do evento @jumentosdobrasil