quarta-feira, 18 de junho de 2025 – 00h07

Maternidade será reaberta a pedido direto do prefeito de Maceió, JHC

Comunicado da Santa Casa ressalta entendimento com Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Divulgação/SantaCasaDeMaceió

Fechada desde 23 de maio, a unidade materno-infantil Santa Casa Nossa Senhora da Guia será reaberta na próxima sexta-feira (06). De acordo com nota da entidade gestora, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o retorno dos serviços de obstetrícia ocorre após “pedido direto do prefeito JHC, em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde” (veja nota completa abaixo). A maternidade havia suspendido os partos devido à falta de repasse, pelo Governo de Alagoas, dos recursos provenientes do Programa de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil (PROMATER).

A instituição filantrópica de saúde foi responsável por pela realização de 79.048 partos (DATASUS) até março de 2025, desde sua fundação em 2009. A unidade atende a 27% dos nascimentos, registrados na capital alagoana. Com a decisão da reabertura, a maternidade volta a receber parturientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital quanto do interior do estado, o que representa um alívio, para a rede de saúde pública, no atendimento materno-infantil.

A maternidade atende a gestantes de baixo e médio risco e a crianças com indicação cirúrgica. O hospital possui 80 leitos, sendo 10 da Unidade Cuidados Intermediários, além de 18 enfermarias. Conta, ainda, com salas de parto, pré-parto e puerpério, e posto de coleta de leite materno. O atendimento se dá 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

A Suspensão

O principal motivo pelo fechamento da maternidade foi o atraso dos incentivos financeiros decorrentes do PROMATER, desde 2022, que deveriam ter sido honrados pelo Governo do Estado de Alagoas. O valor acumulado é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. No comunicado, a Santa Casa de Maceió informou que está agendada, para o dia 16 de junho, uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, com o objetivo de buscar a regularização das pendências financeiras. 

Comunicado da Santa Casa de Misericórdia de Maceió

“Comunicado de reabertura da Maternidade da Santa Casa Nossa Senhora da Guia

Após entendimentos entre a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e a Prefeitura da capital, a maternidade da Santa Casa Nossa Senhora da Guia será reaberta na próxima sexta-feira (06), a partir das 7h da manhã. A reabertura dos serviços de obstetrícia pela instituição filantrópica atende a um  pedido direto do prefeito JHC, em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Fechada desde o dia 23 de maio, a maternidade voltará a receber parturientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital quanto do interior do estado. A decisão representa um alívio para a rede de saúde pública, especialmente no atendimento materno-infantil.

A Santa Casa de Maceió informa, ainda, que está agendada para o dia 16 de junho uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. O objetivo do encontro é buscar a regularização de pendências financeiras que o governo estadual mantém com o hospital, frutos do incentivo PROMATER, desde setembro de 22.

A instituição agradece o apoio da população, de entidades representativas e da opinião pública, ressaltando a importância da maternidade para a assistência obstétrica no SUS em Alagoas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também