A população alagoana está convidada a visitar uma das mais modernas plataformas de pesquisa científica oceânica do país. O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, estará aberto à visitação pública e gratuita neste sábado (14), das 9h às 17h, no Porto de Maceió.
A embarcação desempenha papel estratégico no desenvolvimento da ciência e na preservação da Amazônia Azul, área marítima vital para a soberania e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Durante o passeio, o visitante poderá conhecer de perto as tecnologias utilizadas para mapear o oceano, o subsolo marinho e a atmosfera.
A ação integra a campanha “Sai da tela e bora pro mar” e faz parte da programação nacional em comemoração ao Mês da Marinha. Quem desejar pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será arrecadado na entrada do navio e doado a instituições beneficentes locais.
O Vital de Oliveira atracou no Porto de Maceió na quinta-feira (12) e permanece até o dia 18. A embarcação esteve em missão por 25 dias no mar. No terminal, o navio será reabastecido e fará a troca da equipe de pesquisadores, em apoio à Comissão LEPLAC-Nordeste 2025.
O grupo dá continuidade à segunda fase do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira. A iniciativa busca estabelecer os limites marítimos do país além das 200 milhas náuticas, com base em dados técnicos e científicos.