Dando início aos festejos na capital alagoana, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com as secretarias municipais de Turismo e do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, transformará o Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde, em uma grande festa junina, para maceioenses e turistas, nesta sexta-feira (31), das 16h até às 22h.
Na programação de hoje, Coco de Roda Reis do Cangaço, Tião Marcolino, Lula Sabiá e Xameguinho, animam os forrozeiros. Durante o mês de junho, diferentes apresentações de folguedos, bandas e trios de forró para celebrar o São João de Maceió. Além dos festejos, haverá uma feira de empreendedorismo, com mais de 250 artesãos, e espaço gastronômico, disponível para o público até domingo (16).
Para que tudo ocorra de forma organizada e segura, na segunda-feira (13), reuniram-se órgãos municipais e estaduais, representantes da empresa Equatorial e de associações de moradores. O encontro contou com a presença do Ministério Público do Estado de Alagoas. Foram discutidas normas específicas e estabelecido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado por todos.
“Como de praxe, reunimos todos para discutir e chegar a um consenso. Cada participante saiu da audiência consciente das suas responsabilidades, que vão da estrutura organizacional à segurança. Então, firmamos mais um TAC para oficializar e garantir que o São João de Maceió seja tranquilo, com o cidadão podendo aproveitar essa tradição nordestina com seus familiares, tendo todos os direitos respeitados”, disse o promotor Max Martins, destacando a importância do acordo.
Os festejos juninos acontecem em sete polos de Maceió: Benedito Bentes, Fernão Velho, Graciliano Ramos, Jacintinho, Jaraguá, Marco dos Corais e Praça Marcílio Dias. A animação ocorre das 20h às 2h. Mais de 50 atrações, entre artistas nacionais e locais, farão a festa, que vai durar sete dias. No polo do Jaraguá, ocorre de 22 a 28 de junho. Já no polo do Benedito Bentes, nos dias 29 e 30.
Os locais de acesso terão a segurança reforçada pela Polícia Militar e Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros, responsável pelos alvarás de funcionamento dos eventos, deve garantir o cumprimento dos requisitos para a realização de efeitos pirotécnicos. Este ano, serão permitidas as tradicionais fogueiras de São João. No entanto, elas não poderão ultrapassar 1 metro de altura e terão de manter 30 metros de distância do arraial e da rede elétrica.
Outra norma estabelecida é a obrigatoriedade de disponibilização de banheiros químicos, inclusive adaptados à Pessoa com Deficiência (PcD), com manutenção diária dos serviços de limpeza. Haverá, ainda, limite da altura do som, que irá variar conforme o tamanho da festa. Em locais de menor porte, não deverá ultrapassar os 80 decibeis. Nos polos com grandes atrações, o nível de volume poderá chegar a 90 decibeis.





























