Alguns hábitos, rotinas e dietas dos maiores bilionários do mundo podem servir de exemplo para os que sonham em alcançar o sucesso. A alimentação controlada de Warren Buffett, que começa o dia com um simples café da manhã no McDonald’s, e mais cinco coca-colas durante o dia, ou como o CEO da OpenAI, Sam Altman, que começa o dia com jejum de 15 horas, substituindo a refeição matinal por um pequeno café expresso.
Enquanto Bill Gates, cofundador da Microsoft, amanhece correndo na esteira, assistindo a vídeos educacionais, Jeff Bezos, fundador da Amazon, evita reuniões antes das 10h, preferindo iniciar o dia com atividades pessoais e tranquilas. Já Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX, vai dormir às 3h e às 9h está de pé. Adora comer meio donut e começar seu dia envolvido nas tarefas urgentes, com assuntos de interesse de suas empresas.
No decorrer do dia, o homem de negócios e filantropo, Warren Buffett, além de tocar o seu ukulele, instrumento musical de cordas, entre as atividades, costuma também fazer boas leituras, o que acredita ser fundamental nas tomadas de decisões em seus negócios. E Bill Gates, sempre focado na produtividade, aproveita as tardes para fazer análises profundas de projetos e estudos em busca de novas tecnologias.
Altman dedica suas tardes para reuniões eficientes, encontros rápidos, entre 15 a 20 minutos, ou blocos de 2 horas, focado no sucesso dos resultados. Gerencia seu tempo de forma prática e eficaz. Altman prioriza uma boa noite de sono, em ambiente preparado para o descanso, evita comer antes de deitar, utilizando aplicativos que monitoram a qualidade do descanso, durante o sono.
À tarde, Elon Musk se dedica ao máximo às suas empresas, Tesla e SpaceX, durante todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, pois raramente tira um dia para descansar. Embora, à noite, Musk mantenha o hábito de 6 horas de sono, tem o seu descanso como sagrado, para suportar uma rotina cheia de compromissos durante os dias.
Buffett e Bezos preferem uma rotina tranquila, em atividades pessoais, sem muitas distrações. Não se pressionam para trabalhar até tarde da noite e gostam de dormir cedo, e assim garantir o descanso da mente, para que ela esteja mais relaxada, com o foco no dia seguinte.
Fica evidente, então, que o segredo não está na intensidade e dedicação ao trabalho, mas na manutenção de um cotidiano mais eficiente e equilibrado.
*Com informações de Laura Pancini, da revista Exame