O Governo de Alagoas deu um salto significativo no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP). O estado saiu do 19º lugar, em 2022, para a 6ª posição nacional e a 2ª do Nordeste, em 2025. A classificação coloca a unidade da federação entre as melhores do ranking. A informação foi divulgada, na terça-feira (30), pela Transparência Internacional – Brasil, Organização não Governamental (OnG), responsável pela avaliação.
De acordo com comunicado da entidade, o Governo de Alagoas obteve, após a conclusão dos estudos, a nota final de 81.3 pontos (de 0 a 100 possíveis), tornando-se um dos únicos estados a se classificar com o nível “Ótimo”. Apenas cinco outros alcançaram esta posição. O ITGP também classifica com os índices “Bom” e “Regular”.

Parceria
Segundo a Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), a nova posição no ranking não teria sido possível sem a colaboração de todo o governo, em especial das Secretaria da Fazenda (Sefaz), de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), de Governança, além do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e do Gabinete Civil.
ITGP
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avalia o nível de transparência, governança, controle e participação social dos entes federativos. A avaliação tem como objetivo promover melhorias na transparência e governança pública, estimulando a participação ativa dos entes avaliados.





























