O mercado de luxo é feito de detalhes que não passam despercebidos aos olhares mais atentos. Alta qualidade dos materiais, atendimento personalizado, exclusividade de acesso e experiência do cliente são algumas características desse universo, que atrai cerca de 1,3 milhão de pessoas no Brasil. O segmento não se traduz somente pela aquisição de mercadorias e serviços diferenciados, mas por estes se tornarem símbolos de status, identificação e projeção social.
De acordo com o portal Instituto do Luxo, o crescimento do setor é impulsionado por fatores como aumento do poder aquisitivo das classes altas, acesso aos produtos por meio da internet e valorização da exclusividade e do artesanato local, que se alinha ao movimento global de luxo sustentável, aquele que busca práticas ecológicas e sociais, em seus processos produtivos.
Não só de grifes vive o consumo luxuoso, apesar de a moda ser um dos nichos de maior destaque. Viagens, imóveis, bebidas, aeronaves, automóveis, gastronomia, entre outros, fazem parte do rol de artigos consumidos pelo público seleto, de alto poder aquisitivo. Conforme estudo realizado pela consultoria Bain & Company, o segmento de luxo movimentou R$ 74 bilhões em 2022, com projeção de crescimento de 6 a 8% anuais, até 2030.
Segundo a consultoria, além do público de alta renda, fazem parte do ecossistema de luxo, no Brasil, os High Net Worth (HNW), ou indivíduos com ativos líquidos de, pelo menos, US$ 1 milhão; e os afluentes, aqueles com US$ 100 milhões em patrimônio líquido, ao menos. Esses consumidores estão principalmente nas regiões Sudeste e Sul, numa proporção de 52% de mulheres e 48% de homens. São pessoas de todas as faixas etárias, com destaque para aquelas entre 25 e 34 anos de idade, que ocupam 31% do total.
Do Amazonas para o Mundo
Davi Santiago de Souza, o Sr. Davi, quebrou paradigmas no mercado de luxo do país. Em 2021, com apenas 11 anos de idade, o amazonense de Manacapuru, município da região metropolitana de Manaus, criou a grife Svelte Luxe. A marca de roupa entrega identidade própria e exclusividade de peças de alta qualidade, apoiada num projeto que envolveu criação do nome, definição do conceito, estratégia de produção e venda, e posicionamento no e-commerce e plataformas digitais.
Com o lema “The brand of tomorrow” – a marca do amanhã – a Svelte “representa o desejo de romper com o comum e falar diretamente com um público jovem que busca mais do que aparência ao se vestir”, diz Sr. Davi. Aos poucos, surgiram o site, a proposta visual, os primeiros protótipos e o modelo de produção sob demanda, o que diminui custos e desperdícios, por meio de parceria com fabricante paulista. Hoje, a marca conta com peças disponíveis para venda online, incluindo vestuários e acessórios.
Aos 15 anos, Sr. Davi é fundador e CEO de uma marca de roupa, que se posiciona num segmento de mercado, altamente concorrido e dominado pelo eixo Sudeste-Sul. “A trajetória da Svelte Luxe demonstra que, mesmo em um setor competitivo como o da moda, ideias bem posicionadas, com execução estratégica e autenticidade, podem encontrar espaço”, reforça o jovem empreendedor. Ele se coloca de modo assertivo sobre o poder de romper fronteiras e de recriar o conceito de tempo e espaço no mercado de luxo, brasileiro e mundial.