terça-feira, 17 de junho de 2025 – 23h53

Abertas inscrições para curso gratuito de analista e parecerista de projetos culturais

Curso de 160 horas será ofertado na modalidade EaD
Foto: JoelRodrigues/AgênciaBrasil

Estão abertas as inscrições para o curso de Analista e Parecerista de Projetos Culturais, promovido pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). A formação é gratuita, oferecida na modalidade EaD, com carga horária de 160 horas. A iniciativa, voltada a agentes culturais, produtores e trabalhadores da cultura de todo o Brasil, tem o objetivo qualificar profissionais para atuarem na análise técnica e de mérito de projetos culturais, submetidos a editais públicos. 

A iniciativa ocorre por meio de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Federal de Goiás (IFG). Além das aulas expositivas, os participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no site da Escult.

Para a coordenadora da Escult, Nayara Monteneles, a formação visa desenvolver as habilidades necessárias para a análise de mérito e finanças dos projetos culturais, submetidos às políticas estatais de fomento à cultura. “Nosso foco é oferecer subsídios teóricos e práticos para quem deseja atuar como parecerista, além de ampliar o conhecimento de quem já trabalha na área”, afirmou.

Para um dos docentes da formação, professor Aguimario Pimentel Silva, o curso visa garantir uma base sólida na formação de analistas e pareceristas, devido à crescente demanda por esses profissionais. ” A produção do conteúdo levou em conta as situações comumente vivenciadas pelos profissionais da área, desde a participação em editais de seleção de pareceristas até a elaboração de pareceres coerentes”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também