A noite de quinta-feira (3) foi brindada com mais uma obra do ensaísta e professor Marcos Vasconcelos Filho. O lançamento da biografia “Temóteo Correia – Ação Pública e Bastidores da Vida de um Parlamentar” traça o perfil do ex-deputado estadual Temóteo Correia, nos diferentes campos de atuação – origem, formação, família, círculos sociais, ensino, prática eletiva e empreendedorismo -, em décadas de atividade pública. O evento foi realizado no auditório do Complexo Cultural Teatro Deodoro e contou com a presença da nata intelectual e política de Alagoas.
Marcos Vasconcelos Filho enfatizou as características de gentileza, educação, inteligência e sensibilidade à cultura do parlamentar e destacou três aspectos da obra biográfica. “Temóteo Correia faz parte de uma geração de transição, uma política que já não existe mais, a que pertencera o seu sogro, ex-parlamentar, grande educador, Tarcísio de Jesus. Uma modalidade política que valorizava a amizade e os serviços prestados. O segundo aspecto, como diz o próprio subtítulo, são os bastidores da vida política local, nos seus últimos decênios, pelo menos desde as eleições de 1986, quando Temóteo Correia se lançou na vida política. E o último destaque. Estamos sob a era do Instagram, mais contam as ilustrações do que os textos. Não poderiam faltar três álbuns intercalados do conteúdo deste título, mas que são um elogio à amizade”, explicou o autor.

Temóteo Correia nasceu em Maribondo, interior de Alagoas. Tornou-se professor da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL), hoje Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Foi diretor do Colégio Cenecista Élio Lemos, onde proporcionou, inclusive, bolsas de estudo de abatimento igual ou superior a 50% no valor da mensalidade a famílias economicamente menos privilegiadas. A escola chegou a ter, em 1986, mais de seis mil alunos, com acesso à educação de qualidade, formada por professores altamente qualificados.
Ex-deputado estadual, com seis legislaturas consecutivas, pautadas nas bandeiras de educação, esporte, cultura e incentivo à leitura, Temóteo Correia é, hoje, escritor, membro da Academia Alagoana de Letras (AAL) e sócio efetivo do Instituto Geográfico de Alagoas (IHGAL), ocupando a cadeira de número 17, que tem como patrono Aureliano Cândido Tavares Bastos. O homenageado e anfitrião do evento agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do momento de confraternização. “Esse encontro é, além de literário, confraternal. Vocês, que atendendo ao nosso convite, trazem brilho e glamour a esse lançamento, saibam que trazem também refrigério ao meu coração, me enchendo de alegria. Saúdo, portanto, a todos”, celebrou o protagonista da biografia.
O livro “Temóteo Correia – Ação Pública e Bastidores da Vida de um Parlamentar” é peça de um projeto maior, que envolve o lançamento de futuras obras direcionadas à história geral de Alagoas, à história analítica da evolução literária alagoana e a cinco volumes acerca de folclore e cultura. “Esse livro biográfico, que hoje é lançado, faz parte desse repertório, desse projeto calculado, em que consumimos as nossas energias melhores”, ressaltou Marcos Vasconcelos Filho, ao assinalar a relação entre rigor analítico e estilo literário na vida de um escritor profissional.