O forró alagoano será homenageado na grande tela. O documentário “Olha pro céu, meu amor”, com produção de Cadu Ávila, em parceria com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral), presta tributo ao gênero musical com o resgate de seus maiores compositores e intérpretes. O filme, que visa mostrar a contribuição do forró na formação da cultura popular brasileira, começou a ser gravado em julho de 2023 e deve ser lançado, para o grande público, em 2024, após passar pelos festivais de cinema do país.
Parte do documentário foi registrada, com a participação do público, neste domingo (23), durante a apresentação dos forrozeiros Zé de Princesa e Sandoval do Forró, no Palco Móvel do Forró – projeto de iniciativa da Asforral, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que ocorre aos domingos no Espaço de Dança Geruza Malta, na orla da praia de Pajuçara, em Maceió.

As iniciativas para o fortalecimento do forró seguem em diferentes frentes. Na quinta-feira (20), a Asforral se reuniu com os gestores da FMAC e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE) para tratar dos novos projetos a serem implementados em 2024, como o desfile do bloco carnavalesco “Forrozeiros na Folia” e o projeto “Forró do Povo”, direcionado às escolas municipais.
Em 2021, o Forró foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e classificado como um “super-gênero” por sua abrangência. O título de “patrimônio imaterial” está direcionado a expressões variadas, consagradas pelas tradições culturais de uma região ou de um povo.