A plataforma Saberes, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – a Escola de Governo do Senado Federal -, disponibiliza cursos de Educação a Distância (EaD), livres, gratuitos e certificados, para o público em geral. Direcionadas à educação continuada e à capacitação, as aulas são inteiramente virtuais. Os interessados podem conhecer as ofertas de 2023 pelo site Saberes Senado.
Divididos em dois tipos de módulos, com critérios distintos de seleção e avaliação, os cursos podem ser feitos, com e sem tutoria, em diferentes áreas do conhecimento, tais como Direito, Letras, Doutrina Política, Gestão Estratégica, Orçamento Público, Administração Pública, entre outras.
Os cursos EaD sem tutoria estão abertos a servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados, e ao cidadão em geral. É possível fazer até dois cursos ao mesmo tempo, com 60 dias para conclusão de cada um deles. Após a matrícula, o início do curso pode ser imediato, com material já disponível à consulta.
Para aprovação e recebimento do certificado, disponibilizado a partir de 15 dias após a conclusão, o participante deve obter nota mínima de 70 pontos. Não há cancelamento de matrícula. Caso não seja aprovado, o aluno sofre a penalidade de aguardar 30 dias para obter liberação de nova matrícula no mesmo curso.
Nos cursos EaD com tutoria, o cidadão em geral pode fazer a matrícula se houver vagas remanescentes. Os cursos são prioritariamente direcionados a servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, e dos órgãos conveniados. A data das aulas é pré-estabelecida, há exigência de pré-matrícula e prazo de 40 dias para conclusão. O certificado é disponibilizado no último dia do curso.
A plataforma Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), baseado no Moodle. O ILB utiliza o Saberes desde fevereiro de 2014.