Queridos Leitores,
Hoje termino a minha série dessa aventura na neve que deu início a um ano catalizador na minha vida, e que do começo ao fim tem sido de muitas ‘bonanças’ e o que não foi bom eu já exclui…
Como disse na primeira matéria dessa série, eu estava com muito cuidado mudando de ideia o tempo todo para escrever sobre essa viagem. O plano era só escrevê-las um ano depois, mas como já estou de aventura marcada para janeiro, resolvi colocar ela agora. O meu propósito era colocar mais no mapa, a empresa do André, porém muitas coisas aconteceram e hoje vou falar disso…
Depois que voltei, fiquei acompanhando o André no Instagram e de vez em quando falava com ele no WhatsApp pois estava querendo ir para Senja para ver o sol da meia noite e ele como fotógrafo sabia que eu ia amar. Ele também começou a me ‘tentar’ para voltar para ver a aurora quando um amigo dele fotógrafo estava indo para lá e que dessa vez era mais garantido de eu ver a aurora inteira, mas infelizmente eu já estava me programando para os meus 60 anos e não pude ir, mas disse pra ele que no ano que vem iria de novo!
Na vida eu já me deparei com todo tipo de gente, umas ficou uma amizade, outras eu não topava com a cara me afastei, outras demoravam a virarem amigos, mas o André foi ‘amigo instantâneo’ unidos pela fotografia! A gente conversava sobre fotografia, e edição e todo mundo saía de perto. Foram as redes sociais que continuaram a nos manter próximos!
Ele tinha papo para todo mundo, falava de tudo, um rapaz educado, e como já disse na matéria anterior uma aura leve e bonita, que atrai pessoas para junto dele. Divorciado, com dois filhos pequenos, que tinha custódia compartilhada com a ex-mulher e no dia da Rota das Montanhas, a que eu não fui, quem foi a guia foi a Dany, namorada dele, pois era dia dele ficar com as crianças!
No dia anterior, na praia, Elton e Ana Flávia renovaram os votos do casamento, eu não quis descer até a praia pois já estava chegando no meu limite, e não sabia que isso ia acontecer, acho que nem eles sabiam, foi a paisagem que inspirou Elton. Pois bem, daqui a pouco Elton sobe e conta pra mim e para essa senhora que também não desceu por que dias antes ter lavado uma queda e seu corpo estava dolorido. A gente ficou meio que sem entender direito, ele tava chorando. Daqui a pouco chega o André contando do que tinha acontecido e mostrando as fotos, foi aí que entendi… rsrs quando estávamos na van, nesse dia foi eu e Ana Flávia sentando na frente, ai eu a parabenizei, então ela me disse:
_ Aída, foi bem legal mesmo, o lugar, a vista. Mas depois que Elton se levantou (ele tava ajoelhado) ele foi e abraçou o André e os dois começaram a chorar!
Ela falou baixinho, mas o André ouviu, aí ele começou a se explicar, dizendo que era muito emotivo e que quando o Elton emocionado com as fotos começou a chorar ele também chorou, pronto, a resenha estava pronta agora era só ‘explorar’… A Ana Flávia não conseguia falar de tanto rir, e quanto mais o André e o Elton tentavam se justificar mais a gente zoava… até que os dois entraram na brincadeira!
Para mim ter conhecido o André, fez com que não ter visto a aurora boreal em todo seu esplendor ficasse em segundo plano. Seu jeito me lembrou muito o jeito de Ricardo meu irmão, com suas aventuras e resenhas e apesar dele ter ficado frustrado com ausência da aurora, eu fiquei muito feliz pois ele simplesmente substituía a aurora, com o amor e o entusiasmo que ele tinha dela.
Ele tinha me dito que quando terminasse a temporada ele ia pro Brasil, para dar uma descansada e visitar a família. E eu ficava daqui assistindo no Instagram, aí começaram as chuvas no Rio Grande do Sul e eu não vi mais nada no Instagram dele, então resolvi mandar uma mensagem para ele no WhatsApp. Uma semana mais tarde eu recebo um áudio dele dizendo que estava em São Paulo e que sua família estava bem. Ele teve que ir de carro para Curitiba para pegar o avião de volta para Noruega em São Paulo, mas que não pode embarcar porque tinha pego dengue. Então eu continuei conversando com ele. A voz dele estava animada como sempre, aquele jeito dele de dizer ‘aí galerinha’ sempre alegre!
Depois que terminei de falar com ele, mandei uma mensagem para Elton que não sabia que ele estava doente, mas sabia que ele estava em São Paulo, pois Elton estava ajudando ele a estruturar mais a empresa, e não nos preocupamos. Dois dias depois no dia 15 de Maio eu recebo uma mensagem de Elton chorando muito, ele tinha acabado de saber da partida do André! Eu fiquei em choque, pensei até que era uma brincadeira de Elton, mas ele não ia fazer isso, ai fui correndo ver o Instagram dele e estava lá o anúncio! Eu senti a mesma coisa de quando eu soube da partida de Ricardo… um vazio, senti meu coração sangrando e logo caí no choro.
Ana Flávia notou que toda vez que a gente perguntava alguma coisa numérica ele sempre usava o número 5. Eram 5 km, eram 5 horas, 15 minutos, ai eu e Ana começamos a perturbar, ai ele mudava as respostas para 4.5… rsrs, talvez ele soubesse que iria partir no dia 15/05!
Hoje a Dany começou com seu próprio negócio de turismo para ver a aurora e em março ela vai levar seu primeiro grupo. No Instagram @auroralovetravels vocês podem ficar sabendo tudo, preços e o que está incluído. A empresa do André, que está sendo tocada pelo sócio dele e a ex-mulher, vai ser a operadora, com os carros, e todo o equipamento, estou seriamente pensando em ir de novo!
Para mim o André virou a aurora boreal, com sua energia, com suas cores, com sua alegria e principalmente com o amor que ele espalhava com sua linda aura! Esse ano e ano que vem, tem tido muita atividade solar o que tem feito a aurora aparecer mais, tenho certeza que tem a mão do André nisso!
E como sempre digo isso para Ricardo, digo também para ele: Um dia, a gente se encontra no céu!
Deixo vocês com as fotos que são todas do André, o vídeo que quase todos foram feitos por ele e a poesia que nunca vai faltar!
Até a Próxima!
Aída
Dedico essa matéria à memória do André Bonotto, que hoje brilha no céu como a Aurora Boreal!
Venho aqui pedir emprestada,
Essa foto desse ‘abraço’,
Me senti realizada,
E a fotografia criou nosso laço!
Com seus ensinamentos muito aprendi,
Com a sua vida me emocionei,
Tudo eu absorvi ,
À minha vida, voltei!
Obrigada por seu calor,
E na neve ficar ao léu,
Foi tudo feito com amor,
Agora você é a aurora no céu!
Aída
22/11/2
Respostas de 8
Aída e sua terceira parte de um episódio celestial…como é bom desfrutar da vida…não sabemos o que irá acontecer depois…talvez por isso mesmo existe auroras…como foi divertido,genuíno…votos de renovação…celebrar amizades…conhecer o André…é Aida …até a música tinha uma pisada de neve…tudo mágico…vc tinha mesmo que conhecer a auroras boreal …você tinha mesmo que conhecer o André…ele tinha que conhecer você também…energias afins…que aperto no peito…é a realidade sutil da vida…e você viu a aurora …gigantesca …André. eternizado… e você vai outra vez …mas você já viu a AURORA INTEIRA…ANDRÉ PARA SEMPRE!!!!!!
Como sempre seus comentários me emocionam ! Foi tudo exatamente como você descreveu! Quanto a música do vídeo tem um causo…. 😂 quando ele me conheceu pessoalmente, já falávamos no WhatsApp, ele diferentemente dos sulistas que me chamam a Áida, ele pronuncia certinho meu nome, aí me mostrou a música Aida de Rino Gaetano, então sempre no carro ele botava essa música pra mim. Infelizmente o YouTube me fez mudar a música. Já a que ficou no vídeo foi a música que eu mostrei a ele que também chama Aída! 😘
Aída do céu. É inacreditável o que aconteceu contigo. Depois de quase não ir a caçada da aurora, você decidiu ir e conheceu André. Pessoa iluminada, leve, de bem com vida é que sem dúvida nenhuma contagiava a todos, com sua alegria. Apesar da tristeza pela sua morte, relembre a figura dele com os momentos divertidos que vocês estiveram juntos. Você teve a felicidade de fazer parte de sua”galerinha”.
Foi sim, acredito que Deus escreve certo em linhas tortas… ‘estava escrito nas estrelas’ ser tocada por uma pessoa tão fantástica! E sim eu fiz parte da ‘galerinha’ seu jeito carinhoso de aproximar seus ‘aventureiros’! Ele com certeza fez a diferença na vida de muita gente, inclusive na minha! Brigada Albino por sua fidelidade e carinho! 😘
Essas matérias suas realmente são “uma vigem” que encantam e ficam na vontade de um dia realizar. 🙌🏻✌🏻
Obrigada Cilinha! Não fique na vontade, arrume as malas e mergulhe de cabeça! 😘 volte sempre!
Mais uma vez, você arrasou nessa matéria amiga, retratando detalhes dos bons momentos que vivemos ao lado desse cara incrível que foi o André!
Lugares e paisagens dignas de cenas de filmes,pessoas maravilhosas que conhecemos, momentos de muitas resenhas,de muitas emoções , renovações,de agradecimentos,e saudades, saudades eternas desse “ser transcendental”,que ultrapassava limites,ia além do normal ,no seu trabalho, exercendo sua profissão de guia, fotógrafo, como exímio caçador de Aurora Boreal e muito mais, com as pessoas de seu convívio do dia a dia,com seus viajantes aventureiros e seguidores que os chamavam carinhosamente de “Galerinha”…
Hoje,com certeza,todas as Auroras vistas na Ilha de Senja/Noruega,tem tem o sopro dele, que emanam partículas solares, formando Auroras mais coloridas e cheio de vida,vida sim amigo André,pois você sempre será uma figura viva em nossos corações. 🙏
Muito, mas muito obrigada mesmo por suas lindas palavras! Como pode uma pessoa passar pela vida de alguém tão rapidamente e marcar do jeito que ele fez? Ele nos encantou com o amor que tinha pela aurora boreal! Hoje, quando olho para o céu vejo muito mais que a imensidão do azul! Volte sempre Elton! 😘